Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/7998
Tipo: Dissertação
Título: Estimativa da radiação global e do termo aerodinâmico da equação de Penman para Cajamarca - Peru
Autor(es): Diaz Uriarte, Santiago Joaquin
Abstract: Para as condições de Cajamarca, na Serra Norte do Peru, com latitude 7°10'S. longitude 78°30'w e altitude 2600m, foram determinados, por regressão linear, os parâmetros mensais e anuais do modelo Angstrom-Prescott, que quantifica a irradiância solar global (Q) em função da irradiância solar no topo da atmosfera (Qo), e os valores da razão entre o brilho solar medido (n) e a duração do sol acima do horizonte (N). Os resultados da análise de covariância mostram que não existem diferenças significativas entre as regressões mensais,sendo possível o uso do modelo anual. Dentre os parâmetros utilizados no modelo de Angstrom-Prescott para a estimativa da irradiância solar, os determinados por Glover e McCulloch, em 1958. são tão precisos quanto os desenvolvidos no presente trabalho, sendo que os desenvolvidos por Penman, Prescott e Bennet apresentam os maiores erros de estimativa em comparação com os valores medidos com o piranômetro. A partir dos dados da evaporação no evaporimetro de Piche, da velocidade do vento e do défcit da pressão de saturação de vapor d'água, foi desenvolvido um modelo similar ao apresentado por Penman (1956), para a estimativa do poder evaporante da atmosfera, cujos valores apresentam di{erenças significativas a 1% de probabilidade. sendo menores os valores do modelo original. 0s resultados anteriormente mencionados foram introduzidos no modelo de Penman para a estimativa da ETp, cujos resultados para os dados de 1981, segundo o teste t, apresentam diferenças significativas a 1% de probabilidade. 0 modelo original subestima a ETp, em virtude. basicamente, do erro na estimativa do balanco de radiação.
Palavras-chave: Meteorologia agrícola
Evapotranspiração - Peru (Cajamarca)
Evapotranspiração - Método de Penman
Radiação solar - Modelos matemáticos
Energia - Fontes alternativas
CNPq: Meteorologia
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: DIAZ URIARTE, Santiago Joaquin. Estimativa da radiação global e do termo aerodinâmico da equação de Penman para Cajamarca - Peru. 1989. 59 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1989.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7998
Data do documento: 19-Out-1989
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo4,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.