Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/6056
Tipo: Trabalho de Evento Cientifico
Título: Os impactos do processo de projeto na execução e desempenho da fachada
Autor(es): Carraro, Marília
Oliveira, Luciana Alves
Abstract: O projeto na construção civil envolve cada vez mais especialidades, ao mesmo tempo em que exigências de prazo, custo e desempenho são maiores. A qualidade do projeto tem impacto no processo construtivo e nas etapas de uso e ocupação do edifício, influenciando o seu comportamento ao longo da vida útil. O objetivo deste artigo é analisar o processo de projeto e a execução do sistema de fachada de um edifício hospitalar. Para tanto, foram feitas pesquisas bibliográficas e um estudo de caso, no qual o projeto e a execução da fachada foram analisados. Assim, não conformidades foram identificadas durante a execução da fachada e suas causas e impactos quanto ao desempenho analisados. Estes problemas identificados muitas vezes interferem diretamente no processo construtivo, podendo persistir e ameaçar o desempenho da edificação. Observou-se que a maior parte das não conformidades levantadas tiveram suas origens em falhas do processo de projeto. E, portanto, poderiam ter seu impacto reduzido por um planejamento mais atento aos conflitos potenciais e um detalhamento mais cuidadoso do projeto.
The construction project increasingly involves different specialties while, at the same time, greater time demands, cost and performance requirements. The quality of the project impacts on the construction process and the building performance along its life cycle. A bibliographic research and a hospital building case study were made, in which the design process and execution of the façade were analyzed. So nonconformities were identified and its causes and impacts on the performance were studied. Most of these nonconformities result from design process failures. Thus they could have been mitigated by planning and through an awareness of possible problems as well as careful detailing of a given project.
Palavras-chave: Processo de projeto
Desempenho
Patologias
Fachada leve
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: CARRARO, Marília; OLIVEIRA, Luciana Alves. Os impactos do processo de projeto na execução e desempenho da fachada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2015, Viçosa-MG. Anais... Viçosa-MG: UFV, 2015.
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.18540/2176-4549.6056
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6056
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:SBQP 2015

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
86.pdfTexto completo457,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.