Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/6047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZoleni, Lamim Braz
dc.contributor.authorTibúrcio, Túlio Márcio de Salles
dc.date.accessioned2015-08-05T12:32:32Z
dc.date.available2015-08-05T12:32:32Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationBRAZ, Z. L.; TIBÚRCIO, T. M. S. Tecnologias na sala de aula e o ensino de projeto arquitetônico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2015, Viçosa-MG. Anais... Viçosa-MG: UFV, 2015.pt-BR
dc.identifier.issn2176-4549
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6047
dc.descriptionTrabalho apresentado no IV Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído, Viçosa - UFV, 2015pt-BR
dc.description.abstractEntre as décadas de 70 E 80, as tecnologias da informação e comunicação se desenvolveram de forma acelerada por todo o globo. O mundo contemporâneo é, constantemente, influenciado pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (nTICs). Essas tecnologias adentraram todas as esferas das atividades humanas, sendo perceptíveis na arquitetura. Os aparatos tecnológicos são grandes potencializadores do ambiente construído e das tarefas desenvolvidas pelo homem, embora possam ser também inibidores. Tendo em vista esse contexto, o presente artigo tem por objetivo investigar e discutir os espaços das salas de aula onde são ministradas disciplinas de Projeto Arquitetônico II e IV pertencentes a duas instituições federais de ensino superior. Esse trabalho é parte de pesquisa de mestrado, em desenvolvimento, intitulada Impacto da Inserção de novas tecnologias em Cursos de Arquitetura e Urbanismo de Instituições Federais de Ensino. A metodologia utilizada inclui dois estudos de casos, permitindo a utilização de vários métodos de investigação. No desenvolvimento da pesquisa de mestrado foram utilizados os seguintes métodos: análise documental, questionário, mapa comportamental e mapeamento tecnológico dos ambientes das salas de aula investigadas. Esse artigo abordará o mapeamento tecnológico das salas de aula das disciplinas PII e PIV de duas instituições tratadas aqui como A e B. Como resultados desta etapa da pesquisa, constatou-se que os ambientes investigados são ambientes híbridos contendo tecnologias tradicionais e novas. Isto mostrou que os espaços estão em transformação para atender essa sociedade emergente que é informatizada, em rede, na qual os avanços tecnológicos são contínuos.pt-BR
dc.description.abstractBetween the 70 ́s and 80 ́s, the information and communication technologies have developed at an accelerated rate across the globe. The contemporary world is constantly influenced by new information and communication technologies (nICTs). These technologies stepped into all spheres of human activities, being noticeable in architecture. Technological devices are great enhancers of the built environment and the tasks performed by humans, although they can also be inhibitors. Given this context, this paper aims to investigate and to discuss the spaces of the classrooms where subjects of Architectural Design II (PII) and IV (PIV) are taught in two federal institutions of higher education in Minas Gerais. This work is part of master's research, under development, Impact of the Insertion of New Technologies in Architecture and Urbanism Programs in Federal Education Institutions in Brazil. The methodology includes two case studies, allowing the use of various methods of investigation. In developing the master's research the following methods were used: documental analysis, questionnaire, behavioral map and technology mapping of the classrooms environments being investigated. This paper will address the technological mapping of the classrooms where PII and PIV where though in two different institutions treated here as A and B. As a result of this phase of the research, it was found that the investigated environments are hybrid environments containing traditional and new technologies. This showed that the spaces are changing to meet this emerging society that is computerized, networked, in which technological advances are continuous.en
dc.format13 páginaspt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapt-BR
dc.subjectAmbientes de aprendizagempt-BR
dc.subjectEscolas de arquiteturapt-BR
dc.subjectProjeto arquitetônicopt-BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt-BR
dc.subject.classificationProjeto de Arquitetuta e Urbanismopt-BR
dc.titleTecnologias nas salas de aula e o ensino de projeto arquitetônicopt-BR
dc.typeTrabalho de Evento Cientificopt-BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18540/2176-4549.6047
Aparece nas coleções:SBQP 2015

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
67.pdfTexto completo554,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.