Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5404
Tipo: Dissertação
Título: Calagem e dispersão de argila em amostra de um Latossolo Vermelho-Escuro
Autor(es): Jucksch, Ivo
Primeiro Orientador: Costa, Liovando Marciano da
Primeiro avaliador: Ribeiro, Antonio Carlos
Segundo avaliador: Regazzi, Adair José
Terceiro avaliador: Novais, Roberto Ferreira de
Quarto avaliador: Moura Filho, Waldemar
Abstract: O objetivo deste trabalho foi avaliar as implicações do uso de carbonato de cálcio na dispersão de argila de uma amostra de um Latossolo Vermelho-Escuro Álico, textura argilosa. Para isso, utilizaram-se colunas constituídas de três anéis de PVC de 7,5 cm de diâmetro pó 11 cm de altura, unidos com fita adesiva. O fundo das colunas foi confeccionado com isopor, tendo ao centro um orifício de 1,0 cm de diâmetro preenchido com gase, oferecendo passagem para lixiviado. Os níveis de calagem, aplicados apenas nos dois anéis superiores e tendo como fonte o carbonato de cálcio p.a., na proporção de 0,0; 0,5; 1,0; 2,0 e 4,0 vezes a uma necessidade de calagem, e os três tempos de reação compuseram os tratamentos do ensaio no esquema fatorial 5x3, no delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições. As colunas receberam irrigações, por gotejamento, uma vez por semana, durante quatro, oito e 16 semanas (tempo de reação). Foram avaliados, em cada anel, o conteúdo de argila dispersa em água e a estabilidade de agregados em função das alterações físico-químicas provocadas pela calagem nos tempos de reação. Os resultados mostraram que a calagem provocou o aumento da argila dispersa em água em todos os tempos de reação, principalmente na profundidade de 10 e 20 cm. Nas profundidades de 0 a 10cm e de 10 a 20 cm, a estabilidade dos agregados decresceu em função dos tratamentos estudados. Os teores de alumínio e ferro e os valores da condutividade elétrica e do afastamento do pH em água, em relação ao ponto de carga zero, indicam o comportamento da dupla camada difusa, que se relaciona diretamente com o fenômeno de dispersão e floculação dos colóides do solo.
Palavras-chave: Calagem
Dispersão de argila
Agregados
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Fertilidade do solo e nutrição de plantas; Gênese, Morfologia e Classificação, Mineralogia, Química,
Citação: JUCKSCH, Ivo. Calagem e dispersão de argila em amostra de um Latossolo Vermelho-Escuro. 1986. 49 f. Dissertação (Mestrado em Fertilidade do solo e nutrição de plantas; Gênese, Morfologia e Classificação, Mineralogia, Química,) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1986.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5404
Data do documento: 3-Dez-1986
Aparece nas coleções:Solos e Nutrição de Plantas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf2,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.