Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/4897
Tipo: Dissertação
Título: A influência do feedback do professor no processo de revisão e reescrita textual: uma experiência com alunos do PROEJA
Título(s) alternativo(s): The influence of teacher feedback in textual revision and rewriting process: an experiment with PROEJA students
Autor(es): Bouzada, Cristiane de Paula
Primeiro Orientador: Silva, Adriana da
Primeiro coorientador: Paes, Cristiane Cataldi dos Santos
Primeiro avaliador: Barcelos, Ana Maria Ferreira
Segundo avaliador: Ribeiro, Ana Elisa Ferreira
Abstract: No contexto escolar de ensino de Língua Portuguesa, os Parâmetros Curriculares Brasileiros - PCN (Brasil, 1997) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM (Brasil, 2006), entre outros documentos oficiais, orientam para um trabalho que toma a escrita como uma atividade processual-discursiva em que a revisão e a reescrita exercem papel fundamental para o aprimoramento do texto e para desenvolvimento da habilidade de escrita do aluno. Uma das maneiras para o professor acompanhar e orientar seus alunos durante esse processo é através do feedback escrito. Esta pesquisa objetivou investigar se esse tipo de feedback se mostraria como uma ferramenta pedagógica eficaz para a professora auxiliar alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA durante o processo de revisão e reescrita textual e para a elevação da qualidade dos textos de produzidos. Para isso, baseando-nos, entre outros, em Marcuschi (2008), Koch (2011, 2006, 2005), Bronkart (2001) Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010), Ruiz (2013), desenvolvemos e aplicamos uma Sequência Didática voltada para o trabalho de reconhecimento e produção do gênero textual artigo de opinião. Os alunos receberam feedback da professora durante as etapas de revisão e reescrita de seus textos através de orientações escritas relativas a aspectos discursivos, a aspectos textuais e a aspectos linguísticos do texto, separadamente. Os resultados indicam que o feedback da professora foi capaz de ajudar, de forma significativa, alguns, mas não todos os alunos.
In the educational context of the Portuguese Language Teaching, Brazilian Curricular Parameters - PCN (Brazil, 1997) and the Curriculum Guidelines for Secondary Education - OCEM (Brazil, 2006), among other official documents, guide to taking writing as a process-discursive activity during which revision and rewriting play an essential role for text improvement and for the students‟ writing skill development. One of the ways for the teacher to monitor and guide their students during this process is through written feedback. This study aimed at investigating whether this type of feedback would prove as an effective tool for the teacher to help her PROEJA (National Program for Integration of Vocational Education with Basic Education for Youth and Adults Modality) students during the process of reviewing and rewriting their articles of opinion and for raising the quality of the texts produced. To do so, we based on Marcuschi (2008), Koch (2011, 2006, 2005), Bronkart (2001) Dolz, Noverraz and Schneuwly (2010), Ruiz (2013), among others, to develop and apply a Teaching Sequence focused on recognition and production of the genre, opinion article. Students received feedback from the teacher during their text revision and rewriting stages through written orientations which focused, separately, on discursive, textual and linguistic aspects of the text. The results indicate that the teacher‟s feedback was able to, significantly, help some, but not all the students.
Palavras-chave: Lingua portuguesa
Escrita - Estudo e ensino
Feedback
PROEJA
Portuguese language
Writing - Study and teaching
Feedback
PROEJA
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Estudos Linguisticos e Estudos Literários
Citação: BOUZADA, Cristiane de Paula. The influence of teacher feedback in textual revision and rewriting process: an experiment with PROEJA students. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguisticos e Estudos Literários) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/4897
Data do documento: 30-Abr-2014
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
anexos.pdf9,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.