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https://locus.ufv.br//handle/123456789/3376
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudo das representações de crianças internadas em hospital sobre o adoecimento e a hospitalização em uma abordagem piagetiana |
Título(s) alternativo(s): | Study of representations of children admitted to hospital on illness and hospitalization in Piagetian Theory |
Autor(es): | Bonato, Cássia Aparecida Andrade |
Primeiro Orientador: | Barreto, Maria de Lourdes Mattos |
Primeiro coorientador: | Loreto, Maria das Dores Saraiva de |
Primeiro avaliador: | Souza, Gisele Maria Costa |
Segundo avaliador: | Silva, Neuza Maria da |
Abstract: | A construção do conhecimento por crianças e adolescentes tem instigado
pesquisas nas mais variadas áreas. O conhecimento social é construído na interação
entre o sujeito e o meio em que vive; assim, crianças e adolescentes que passam por
uma experiência de hospitalização constroem conhecimento a partir de sua vivência.
Quando hospitalizada, a criança é afastada de seu meio e sua realidade sofre
alterações e transformações. Desta forma, além do sofrimento físico advindo da
doença, a criança sofre por estar separada dos familiares, das atividades cotidianas e
pelo desconhecimento do que está acontecendo consigo. Para minimizar este
sofrimento são utilizadas estratégias de humanização hospitalar, como a
brinquedoteca hospitalar, uma vez que a função do hospital não é apenas curar
doenças, mas também promover bem-estar e qualidade de vida aos pacientes. Assim,
ao buscar conhecer o que crianças hospitalizadas pensam sobre o processo de
adoecimento e internação hospitalar, surgem algumas questões: Quais são as
representações sobre o adoecimento e hospitalização de crianças que participam de
atividades lúdicas no ambiente hospitalar? O que estas crianças pensam e sentem ao
estar doentes e hospitalizadas? A fim de responder a estas questões, o objetivo desta
pesquisa foi analisar as representações sobre o adoecimento e a hospitalização pela
perspectiva de crianças, de 4 a 12 anos, hospitalizadas em uma instituição hospitalar
que possui atividades lúdicas. Diante da natureza do problema abordado, utilizamos
o Método Clínico Piagetiano, como método de coleta e análise dos dados, visando alcançar o objetivo proposto. Para isso empreendemos uma coleta de dados através
das seguintes etapas: construção do instrumento de coleta de dados e realizaçao do
estudo piloto, e, coleta de dados por meio da entrevista clínica. Após realizadas as
entrevistas, realizamos o tratamento dos dados elaborando seis categorias: ambiente
físico hospitalar, ambiente humano hospitalar, procedimentos e rotina hospitalar,
adoecimento e cura, práticas lúdicas e brinquedoteca hospitalar. Posteriormente
realizamos a análise dos dados, de acordo com os níveis de respostas em que os
sujeitos se encontram, de acordo com a teoria piagetiana. Os resultados apontaram
que a construção do conhecimento social passa por fases evolutivas, indo de níveis
mais simples até os mais complexos. Nossa hipótese de que as crianças desenvolvem
representações sobre o processo de adoecimento e cura, desde muito jovens, foi
corroborada. Mas é importante ressaltar que uma mesma criança possui
representações e diferentes níveis de compreensão, de acordo com as categorias
estabelecidas. Categorias que traziam aspectos vivenciados mais negativos, como
dor, espera por atendimento e más condições de instalação física, alcançaram níveis
maiores de compreensão, do que categorias que não estavam relacionadas com
sofrimento, por exemplo, em relação ao brincar no hospital. Conclui-se que é
importante conhecer as representações das crianças para que possamos rever os
procedimentos hospitalares e até mesmo as práticas humanizadoras já desenvolvidas.
Ouvindo as crianças percebemos que o ambiente hospitalar não é preparado para
receber crianças, pois o ambiente e a prática hospitalar refletem as necessidades
adultas, sem atentar-se que as crianças têm outras necessidades tanto em relação ao
espaço físico e mobiliário, quanto à forma de tratamento humano: as crianças têm
direito a ser ouvidas, tem direito de saber o que está acontecendo consigo e tem de
ter suas necessidades infantis respeitadas. A brinquedoteca hospitalar é um avanço,
pois permite que as crianças brinquem, tenham sua auto-estima aumentada e
vivenciem momentos prazerosos no hospital. Entretanto são necessárias mudanças e
maiores investimentos nos programas de humanização hospitalar, para que ocorra
aumento do bem-estar e qualidade de vida das crianças hospitalizadas e de suas
famílias. The construction of knowledge by children and teenagers has instigated research in various areas. The social knowledge is constructed in the interaction between subject and the environment. Thus, children and teenagers having an experience of hospitalization construct knowledge from their experience. While hospitalized, the child is removed from its environment and its reality is suddenly transformed. Therefore, in addition to physical suffering arising from the disease, the child suffers from being separated from family, from his daily activities and the lack of what is happening with him. As a humanization strategy, the hospital playroom is used to minimize this suffering since the function of the hospital is not only cure diseases, but also to promote well-being and quality of life for patients. Thus, seeking to know what the hospitalized children think about the process of illness and hospitalization, some questions arise: What are the representations of illness and hospitalization that children who participate in recreational activities have in the hospital? What do these children think and feel to be sick and hospitalized? Thus, the aim of this study was to analyze the representations of illness and hospitalization from the perspective of children, 4-12 years, hospitalized in a medical institution that has recreational activities. The Piagetian clinical method was used as a technique for collecting and analyzing data. This way, we made a collection of data through the following steps: a) construction of the instrument for data collection and pilot study and b) data collection by clinical interview. Subsequently, the data were processed such that they were divided in six categories: hospital s physical environment, hospital s human environment, procedures and hospital routines, illness and healing, recreational practices and playroom. The analysis was performed after a joint study relating the categorized answers and the levels of responses in which subjects are in agreement with Piagetian theory. The results indicated that the construction of social knowledge goes through evolutionary stages, with the levels ranging from simple to complex. Our hypothesis that children develop representations of the process of illness and healing since very early was corroborated. However, it is important to emphasize that the same child has different levels of understanding according to the categories established. The categories that brought more negative aspects of experience as pain, waiting for service and better conditions of physical installation achieved higher levels of understanding hen compared with categories that were not related to suffering, e.g. to play in the hospital. It is important to know the representations of the subject so that we can review hospital procedures and even humanizing practices already developed. When we listened to the children, we realize that the hospital environment is not prepared to receive children, because the environment and the hospital practice only reflect the needs of adults, without regard that children have other needs in terms of both space, furniture and human treatment: children have the right to be heard, are entitled to know what's going on with you and must have their children's needs respected. The possibility of playing is a step forward that enables the hospital to be not merely an entirely bad reminiscence in his memoirs. |
Palavras-chave: | Crianças e adolescentes Conhecimento social Hospitalização Brinquedoteca Método Clínico Piagetiano Children and adolescents Social knowledge Hospitalization Toy Piaget's Clinical Method |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Viçosa |
Sigla da Instituição: | UFV |
Departamento: | Economia familiar; Estudo da família; Teoria econômica e Educação do consumidor |
Citação: | BONATO, Cássia Aparecida Andrade. Study of representations of children admitted to hospital on illness and hospitalization in Piagetian Theory. 2011. 167 f. Dissertação (Mestrado em Economia familiar; Estudo da família; Teoria econômica e Educação do consumidor) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://locus.ufv.br/handle/123456789/3376 |
Data do documento: | 6-Jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Economia Doméstica |
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