Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/3317
Tipo: Dissertação
Título: As representações sociais das mães e dos profissionais sobre a uniformização escolar: o caso do Laboratório de Desenvolvimento Infantil
Título(s) alternativo(s): Social representations of mothers and professionals about school uniforms: the case of the Laboratory of Child Development
Autor(es): Silva, Regina Célia Pereira da
Primeiro Orientador: Silva, Neuza Maria da
Primeiro coorientador: Barreto, Maria de Lourdes Mattos
Segundo coorientador: Silva, Lourdes Helena da
Primeiro avaliador: Teixeira, Karla Maria Damiano
Segundo avaliador: Botelho, Maria Izabel Vieira
Abstract: Nesta dissertação, analisa-se a institucionalização do uniforme na cultura escolar a partir das representações sociais construídas pelas mães e equipes técnica e de apoio técnico do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI). O objetivo geral consistiu em compreender as representações sociais desses sujeitos sobre o uniforme escolar. Especificamente, buscou-se identificar e analisar as imagens e conceitos que as mães e as profissionais do LDI desenvolvem sobre o uniforme escolar e o uso pelas crianças; identificar o nível de satisfação das mães em relação ao uso do uniforme escolar pelas crianças no LDI; analisar estratégias utilizadas pela equipe técnica do LDI para justificar o uso do uniforme escolar pelas crianças do Laboratório; avaliar o custo do uniforme escolar no LDI em termos orçamentários, comparando-o com o preço de outras peças do vestuário; e identificar e relacionar o uso do uniforme escolar com o desenvolvimento integral da criança, no cotidiano do LDI. Os itens abordados no referencial teórico-metodológico foram: Trajetória histórica das vestimentas; O vestuário e seu significado simbólico; Consumo do vestuário; Cuidar e educar: a constituição da idéia de ser criança; e a Teoria das Representações Sociais. Optou-se por uma abordagem qualitativa, por possibilitar compreender o modo como os sujeitos apreendem a vida, a partir de suas experiências cotidianas. A técnica de investigação utilizada foi a entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, transcritas. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, segundo a técnica de análise temática, proposta por Bardin. Com base na análise dos resultados, identificou-se uma tendência evolutiva comum, entre os grupos entrevistados, de relacionar o uniforme à idéia de roupa específica usada na escola. Assim, a criança uniformizada beneficia as instituições família e escola. Essas representações e avaliações estiveram associadas, predominantemente, a aspectos ligados à identificação e segurança da criança, à caracterização da escola, à valorização da criança e à minimização das diferenças socioeconômicas das crianças com relação ao vestuário, à praticidade e à mudança na aparência do ambiente físico da instituição. Revelaram, também, que o conforto do uniforme contribui significativamente para a liberdade de ação e de movimento da criança durante a execução das suas atividades, bem como para facilitar aquelas realizadas pelas profissionais das instituições de educação infantil.
In this dissertation the institutionalization of the uniform in a school setting is analyzed, starting from social representations constructed by the teams of technical and support workers of a Child Development Laboratory (LDI). The general objective consisted in comprehending the social representations of those subjects about the use of school uniform by the children. Specifically, it was sought: to identify and to analyze the images and concepts that mothers and professionals from LDI develop about school uniform and its use by children; to identify mothers level of satisfaction with the use of the uniform by their children; to analyze the strategies utilized the technical team of the LDI to justify the use of the uniform by the children the Laboratory; to evaluate the cost of LDI uniform in budget terms compared to the cost of other clothes; and to identify and relate the use of the uniform with the integral development of the child in the daily life, in the Laboratory. The theoretical and methodological framework focused on the following: History of clothing; Clothing and its symbolic meaning; Clothing consumption; To take care and to educate: construction of the idea of being a child; and the Theory of Social Representations. A qualitative framework was chosen because it allows to comprehend the was how subjects apprehend life, starting from their daily experiences. The technique of investigation used was the semi-structured interview. The interviews were recorded, and afterwards they were transcribed. The data were submitted to content analysis, according to the technique proposed by Bardin. The results indicated the existence of a comom evolutive tendency, among the interviewed groups, towards relating the uniform to the idea of an especific clothe to be used at school. Thus, a child in uniform benefits the institutions-family and school. Those representations and evaluations were associated, primarily, to aspects related to child identification and safity, to school characterization, to valoration of the child, to minimization of socioeconomic differences among the children, in terms of clothing, to practicality, and to change in appearance of the physical environment of the institution. It was also revealed that the confort of the uniform significantly contributes to children s freedom of action and movement during their activities, as well as to facilitate the realization of those activities performed by the professionals from child education institutions.
Palavras-chave: Uniformes escolares
Aspectos sociais
Aspectos econômicos
School uniforms
Social aspects
Economic aspects
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Economia familiar; Estudo da família; Teoria econômica e Educação do consumidor
Citação: SILVA, Regina Célia Pereira da. Social representations of mothers and professionals about school uniforms: the case of the Laboratory of Child Development. 2006. 155 f. Dissertação (Mestrado em Economia familiar; Estudo da família; Teoria econômica e Educação do consumidor) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/3317
Data do documento: 11-Mai-2006
Aparece nas coleções:Economia Doméstica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf682,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.