Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31904
Tipo: Dissertação
Título: Mobilização de carboidratos pelos botões florais de café (Coffea arabica L.) em expansão
Autor(es): Melotto, Eunice
Abstract: Com o objetivo de estudar a mobilização de carboidratos pelo botão floral de cafê em expansão após a quebra da dormência, três fontes alternativas de assimilados foram analisadas: a fotossíntese atual nas folhas, os recursos de carboidratos prê-existentes nas folhas e as reservas dos ramos. Dessas, a fotossintese que ocorre nas folhas, concomitantemente ao crescimento dos botões, mostrou ser a fonte mais importante no suprimento de carboidratos. Quando a entrada de carboidratos foi contínua (fotossintese atual), as correlações entre os níveis de carboidratos das folhas ou dos ramos e a expansão dos botões foram baixas, ou mesmo nulas, isto é, as duas variáveis mostraram-se independentes. Os botões florais não exauriram completamente os carboidratos das folhas ou dos ramos, quando estavam conectados a uma ârea foliar fotossinteticamente ativa. Em ausência dessa, houve uma correlação entre a depleção de carboidratos nas folhas ou ramos e a expansão dos botões florais. Ramos despidos de folhas e folhas impedidas de realizar fotossintese, pela cobertura com papel, forneceram amido e açúcares solúveis, resvectivamente, para os botões florais a eles conectados. O amido armazenado nos ramos foi mobilizado a grandes distâncias e pareceu ser mais importante que os açúcares solúveis das folhas, para o crescimento dos botões. Botões florais conectados a folhas cobertas cresceram menos e cairam prematuramente, quando comparados aos botões conectados a ramos.
Palavras-chave: Café - Fisiologia
Café - Floração
Café - Crescimento
Café - Mobilização de assimilados
Carboidratos
Fisiologia vegetal
CNPq: Fisiologia Vegetal
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Fisiologia Vegetal
Citação: MELOTTO, Eunice. Mobilização de carboidratos pelos botões florais de café (Coffea arabica L.) em expansão. 1986. 47 f. Dissertação (Mestrado em Fisiologia Vegetal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1986.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31904
Data do documento: 4-Dez-1986
Aparece nas coleções:Fisiologia Vegetal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo6,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.