Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31728
Tipo: Dissertação
Título: Na rota do trágico: subjetividades negras em Harlem Duet, de Djanet Sears, e “Tolston Closing”, de Kei Miller.
On the route of the tragic: black subjectvities in Harlem Duet, by Djanet Sears, and “Tolston Closing”, by Kei Miller
Autor(es): Miranda, Janaína Reis de
Abstract: Propomos, neste trabalho, analisar as obras Harlem Duet, de Djanet Sears, e “Tolston Closing”, de Kei Miller, ambas de autores negros, sob a perspectiva dos papéis de gênero, utilizando, como objeto de pesquisa, estudos sobre as tragédias clássica e moderna, explorando o intertexto com Medeia, de Eurípides, e Otelo, o Mouro de Veneza, de William Shakespeare, e sobre a crítica espacial, aprofundando as investigações à luz do mapeamento cognitivo e dos espaços diaspóricos presentes nas obras. Para isso, procuraremos identificar os recursos narrativos utilizados por Sears e Miller para determinar a conduta dos personagens nas esferas social, étnico- racial e econômica, bem como os efeitos de suas ações nos contextos nos quais se inserem. Estudaremos, ainda, as masculinidades negras, explorando a perspectiva dos personagens masculinos em relação às protagonistas femininas, problemática que envolve a desigualdade social, o racismo estrutural e a crítica da naturalização de práticas sociais como o machismo e o abandono do lar. Palavras-chave: Tragédia. Espaço. Diáspora. Gênero.
We propose, in this work, to analyze the works Harlem Duet, by Djanet Sears, and “Tolston Closing”, by Kei Miller, both written by black authors, from the perspective of gender roles, using, as object of research, studies on classical and modern tragedies, exploring the intertext with Medea, by Eurípides, and Othello, the Moor of Venice, by William Shakespeare, and on spatial criticism, deepening investigations in the light of cognitive mapping and diasporic spaces present in the works. To do this, we will seek to identify the narrative resources used by Sears and Miller to determine the characters’ behavior in the social, ethnic-racial and economic spheres, as well as the effects of their actions in the contexts in which they are inserted. We will also study black masculinities, exploring the perspective of the male characters in relation to female protagonists, a problem that involves social inequality, structural racism and criticism of the naturalization of social practices such as male chauvinism and abandonment of home. Keywords: Tragedy. Space. Diaspora. Gender.
Palavras-chave: Literatura canadense - História e crítica.
Literatura jamaicana - História e crítica
Mulheres na literatura
Negros na literatura.
Sears, Djanet, 1959-
Miller, Kei, 1978-
CNPq: Letras
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Letras
Citação: MIRANDA, Janaína Reis de. Na rota do trágico: subjetividades negras em Harlem Duet, de Djanet Sears, e “Tolston Closing”, de Kei Miller. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.600
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31728
Data do documento: 20-Jul-2023
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo954,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.