Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31672
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do estágio supervisionado docente para a formação colaborativa de professores
Contributions of supervised teaching internship to collaborative teacher training
Autor(es): Souza, Mirelle Barbosa de
Abstract: O Estágio Supervisionado Docente (ESD) pode ser compreendido como elemento fundamental para auxiliar a formação inicial e continuada de professores. No ESD o estagiário em formação inicial pode aliar os conhecimentos teóricos à prática docente. Além disso, pode experienciar a docência, enquanto proporciona aos professores em exercício, possibilidades de formação continuada e de mobilizar novos saberes e aprendizagens pedagógicas. Por isso, uma relação saudável, harmônica e formativa, entre esses dois sujeitos, pode favorecer tanto o professor regente do estágio como o próprio estagiário em formação inicial, contribuindo em uma formação em via dupla, ou seja, uma formação colaborativa. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo compreender as potencialidades e fragilidades do Estágio Supervisionado Docente na promoção de experiências colaborativas e formativas entre o professor regente e estagiário. Para fundamentar teoricamente a pesquisa foram mobilizados os estudos de autores que discutem a formação de professores e o ESD, tais como: Nóvoa (1995); Tardif (2002); Zeichner (1992); Imbernón (2010); Mizukami (2002); Schön (1983); Lüdke (2001); Pimenta e Lima (2017), entre outros. Tendo como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e questionários online. A análise de dados se apoiou na análise de prosa proposta por André (1983). Os participantes da pesquisa foram professores de ciências e biologia, regentes de estágio e estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFV que estavam matriculados nas disciplinas obrigatórias do ESD no momento da pesquisa. O primeiro contato ocorreu por meio de um formulário online explicando o objetivo do trabalho e verificando o interesse em participar da pesquisa. Aqueles que se dispuseram a participar, foram encaminhados para o processo de entrevista semiestruturada. Ao todo, foram realizadas três entrevistas com os professores regentes e três entrevistas com os estudantes em processo de estágio supervisionado. Os resultados indicaram uma colaboração consolidada entre os estagiários e os professores regentes, principalmente em se tratando da troca de experiência. Além disso, o ESD se mostrou relevante ao colocar, pela primeira vez, o estudante em contato com o ambiente escolar. Esta pesquisa foi essencial para refletirmos sobre a relação existente entre os professores regentes e os estagiários, e apresentou elementos indicadores de uma prática colaborativa. Por fim, este trabalho proporcionou contribuições significativas e esperamos ainda que venha subsidiar cursos de formação de professores, especialmente no contexto da pesquisa. Palavras-chave: Estágio Supervisionado Docente. Formação colaborativa. Aprendizagem da docência.
The Teacher Supervised Internship (TSI) can be understood as a fundamental element to assist in the initial and ongoing training of teachers. In TSI, the intern in initial training can combine theoretical knowledge with teaching practice. Additionally, they can experience teaching while providing in-service teachers with opportunities for ongoing training and the mobilization of new knowledge and pedagogical learning. Therefore, a healthy, harmonious, and formative relationship between these two individuals can benefit both the supervising teacher and the intern in initial training, contributing to a dual-directional formation, in other words, a collaborative formation. In this sense, this work aimed to understand the potential and weaknesses of the Teacher Supervised Internship in promoting collaborative and formative experiences between the supervising teacher and the intern. To theoretically underpin the research, studies by authors discussing teacher training and TSI were mobilized, such as Nóvoa (1995), Tardif (2002), Zeichner (1992), Imbernón (2010), Mizukami (2002), Schön (1983), Lüdke (2001), Pimenta and Lima (2017), among others. Using a qualitative research approach, semi-structured interviews and online questionnaires were employed. Data analysis was based on the prose analysis proposed by André (1983). The research participants were science and biology teachers, supervising teachers, and students from the Biology Teacher Education program at UFV who were enrolled in the mandatory TSI courses at the time of the research. The initial contact was made through an online form explaining the research's objectives and assessing interest in participating. Those who agreed to participate were directed to the semi- structured interview process. In total, three interviews were conducted with supervising teachers and three interviews with students in the supervised internship process. The results indicated a well-established collaboration between the interns and supervising teachers, especially concerning the exchange of experiences. Additionally, TSI proved to be relevant by placing the student in contact with the school environment for the first time. This research was essential for us to reflect on the relationship between supervising teachers and interns and presented indicators of collaborative practice. Finally, this work provided significant contributions, and we hope it will continue to support teacher training programs, especially in the context of research. Keywords: Supervised Teaching Internship. Collaborative training. Teaching learning.
Palavras-chave: Professores - Formação
Programas de estágio
Aprendizagem
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: SOUZA, Mirelle Barbosa de. Contribuições do estágio supervisionado docente para a formação colaborativa de professores. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.604
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31672
Data do documento: 4-Jul-2023
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.