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Tipo: Dissertação
Título: A evasão escolar na educação básica: um estudo com moradores do campo
School dropout in basic education: a study with rural residents
Autor(es): Ferreira, Valdirene de Jesus
Abstract: Nessa pesquisa, investigamos a perspectiva de moradores de comunidades rurais do município de Viçosa que deixaram a escola, sobre como se deu a evasão escolar no período em que ela ocorreu e como eles percebem esse fato no momento atual de suas vidas. O desejo em pesquisar esse assunto resultou da minha trajetória pessoal e acadêmica. Através do meu contexto familiar e ao longo da minha formação básica, obtive contato com pessoas que evadiram da escola e, sempre via esta situação com estranhamento, porque, para mim, estudar sempre foi algo importante e necessário, mesmo não compreendendo direito o que significava a escola e a educação na sociedade. O fato de eu ser, originalmente, uma moradora do campo, me provocou o desejo de conhecer o processo de escolarização e evasão escolar de moradores da zona rural de Viçosa-MG, sendo esse o objetivo geral da pesquisa. Além disso, definimos como objetivos específicos: estudar os dados estatísticos da evasão escolar no Brasil, em Minas Gerais e em Viçosa, em diferentes níveis de ensino, bem como na cidade e no campo; apresentar algumas pesquisas sobre esse assunto produzidas no território brasileiro e suas contribuições para compreender tal fenômeno; e realizar um breve histórico da educação rural e do processo de reivindicação da Educação do Campo. Para alcançar tais objetivos, além de uma revisão de literatura e de um levantamento de dados estatísticos, foram realizadas entrevistas com quatorze moradores da zona rural de Viçosa-MG que deixaram a educação básica, visando conhecer suas concepções acerca da escola e do processo de escolarização, bem como os motivos que os levaram a deixar a escola e como percebem este fato atualmente. Os primeiros participantes selecionados eram pessoas já conhecidas, muitos da minha família, e os demais foram através da metodologia “bola de neve”, originaram da indicação dos primeiros participantes. Através dos resultados obtidos, concluímos que para se garantir o direito a educação, são necessárias políticas públicas mais efetivas de acesso e permanência dos estudantes, sobretudo no ensino médio e na zona rural. Os dados da evasão escolar, apesar de oscilarem, são recorrentes no Brasil e a população do campo enfrenta maiores desafios durante o processo de escolarização, tais como: um ensino desconectado de sua realidade, interesses e necessidades, a falta de transporte e de escolas mais próximas de sua residência, demonstrando a relevância da implementação de uma política de Educação do Campo. A evasão escolar é construída a partir de um contexto histórico, social, político, cultural e econômico que dificulta a continuidade da vida escolar dos sujeitos. Um dos gargalos é a mudança de instituição, especialmente na transição entre níveis de ensino que faz com que muitos estudantes não queiram se deslocar ou não se adaptem à nova escola e encerrem os estudos. O medo de professores e avaliações, somado ao fato de estar em uma família com pouca escolarização, leva muitos estudantes a se distanciarem da escola o que, em geral, se dá aos poucos, faltando a algumas aulas e avaliações, fragilizando o vínculo com a instituição e terminando com a evasão. Conhecer estes fatores pode ser muito importante para a construção de uma educação que seja de fato um direito assegurado a todos. Palavras-chave: Evasão escolar. Educação do campo. Educação básica.
In this research, we investigated the perspective of residents of rural communities in the municipality of Viçosa, who have left school, about how the school dropout happened in the period in which it occurred and how they perceive this fact in the current moment of their lives. The desire to research on this subject resulted from my personal and academic background. Through my family background and throughout my basic education, I had contact with people who had dropped out of school, and I always saw this situation with strangeness, because for me studying has always been something important and necessary, even though I didn't really understand what school and education meant or could represent in society. As I, originally, live in the countryside, I wanted to know the process of schooling and school dropout of residents of the rural area of Viçosa-MG, this being the general objective of this research. In addition, I looked for statistical data about school dropout in Brazil, in Minas Gerais and in Viçosa, in different levels of education, as well as in the city and in the countryside. We also presented some research on this subject produced in Brazil and its contributions to understand this phenomenon, especially among rural dwellers; as well as a brief history of rural education and the process of claiming Rural Education. To achieve these goals, in addition to a literature review and a survey of statistical data, interviews were conducted with fourteen rural dwellers from Viçosa-MG who left basic education, in order to get to know each one of them, their conceptions about school and the schooling process, as well as the reasons that led them to leave school and how they perceive this fact nowadays. Through the results obtained, we conclude that in order to guarantee the right to education, more effective public policies for access and permanence of students are needed, especially in high school and in rural areas. The data on school dropout, despite oscillating, are recurrent in Brazil and the rural population faces greater challenges during the schooling process, such as an education disconnected from their reality, interests, and needs, the lack of transportation and schools closer to their homes, demonstrating the relevance of the implementation of a rural education policy. School dropout is built from a historical, social, political, cultural, and economic context that hinders the continuity of the subjects' school life. One of the bottlenecks is the change of institution, especially in the transition between levels of education, which makes many students unwilling to move or do not adapt to the new school and terminate their studies. The fear of teachers and evaluations, added to the fact of being in a family with little schooling, leads many students to distance themselves from school, which, in general, happens little by little, missing some classes and evaluations, weakening the bond with the institution and ending with dropout. Knowing these factors can be very important for the construction of an education that is in fact a right guaranteed to all. Keywords: School dropout. Rural education. Basic education.
Palavras-chave: Evasão escolar - Viçosa (MG)
Educação rural - Viçosa (MG)
População rural - Viçosa (MG)
CNPq: Psicologia Educacional
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: FERREIRA, Valdirene de Jesus. A evasão escolar na educação básica: um estudo com moradores do campo. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.396
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29789
Data do documento: 6-Jun-2022
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