Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29780
Tipo: Dissertação
Título: “O Bom do Alzheimer”: aprendizagens, afetações e tensões de uma experiência pública midiatizada
"O Bom do Alzheimer": learnings, affectations and tensions of a mediated public experience
Autor(es): Freitas, Adriana Helena de Almeida
Abstract: Essa dissertação busca investigar como aprendizagens e tensões do contemporâneo emergem, publicamente, a partir da midiatização da experiência de convivência com o Alzheimer presente no canal do YouTube “Francisquinha Alves - O Bom do Alzheimer. De modo especifico, visa: 1) problematizar os processos de midiatização e as aprendizagens emergentes em meio ao canal; 2) compreender estes processos de aprendizagem pelo ponto de vista da experiência estética e da experimentação prática no mundo; e 3) investigar as mudanças discursivas no canal após o lançamento do curso Método LoveCare e seus diálogos com as lógicas de um projeto de modernidade. A fim de alcançar os objetivos propostos, lança mão de uma proposta indiciária dos afetos, a partir das contribuições de Braga (2008) sobre o paradigma indiciário de Ginzburg (2019) e da virada dos afetos, conforme propõe Moriceau (2019). O primeiro capítulo mobiliza as noções teóricas de Braga (2012, 2017, 2017b), Braga e Calazans (2001) e Ferrés e Piscitelli (2015), para as discussões a respeito das construções de aprendizagens a partir do desenvolvimento de habilidades da competência midiática, provenientes das experiências produzidas pelo canal. São elencadas quatro fases que evidenciam os gestos de midiatização advindos de tais competências e aprendizados, que são retomadas durante toda dissertação. O segundo capítulo argumenta que o canal é construído a partir de processos de afetação e, em decorrência disso, desperta outras afetações em seu público. Para isso, são acionadas as perspectivas de autores como Bondía (2002), Dewey (1980), Magalhães (2009), Ingold (2000, 2010, 2012), Certeau (1998) e Lacerda (2017). O terceiro capítulo aborda as mudanças que atravessam as lógicas discursivas presentes no canal a partir do lançamento do Método LoveCare, a partir da percepção dos impactos que a instauração um projeto de modernidade possui na contemporaneidade, especialmente em contextos organizacionais, bem como das resistências possíveis a tais movimentos. Para isso, são acionados autores como Taylor (2011), Souza (2012), Bessa (2015), Rodrigues e Rangel (2017), Mafra e Marques (2019) e Pelbart (2008). Palavras-chave: Alzheimer. Midiatização. Aprendizagens. Comunicação. Experiência pública.
This dissertation aims to investigate how contemporary learning and tensions emerge, publicly, from the mediatization of the experience of living with Alzheimer's present on the YouTube channel "Francisquinha Alves - O Bom do Alzheimer". Specifically, seeks to: 1) problematize the mediatization processes and emerging learning in the middle of the channel; 2) understand these learning processes from the point of view of aesthetic experience and practical experimentation in the world; and 3) to investigate the discoursive changes in the chanel after the launching of the "Método LoveCare course" and his dialogues with the logics of a project of modernity. In order to achieve the proposed objectives, it makes use of an evidentiary proposal of affections, based on the contributions of Braga (2008) on the evidentiary paradigm of Ginzburg (2019) and the turn of affections, as proposed by Moriceau (2019). The first chapter mobilizes the theoretical notions of Braga (2012, 2017, 2017b), Braga and Calazans (2001) and Ferrés and Piscitelli (2015), for discussions about the constructions of learning from the development of media competence skills, from the experiences produced by the channel. Four phases are listed that show the mediatization gestures arising from such competences and learning, which are resumed throughout the dissertation. The second chapter argues that the channel is built from processes of affectation and, as a result, awakens other affectations in its audience. For this, the perspectives of authors such as Bondía (2002), Dewey (1980), Magalhães (2009), Ingold (2000, 2010, 2012), Certeau (1998) and Lacerda (2017) are activated. The third chapter addresses the changes that cross the discursive logics present in the channel from the launch of the LoveCare Method, from the perception of the impacts that the establishment of a project of modernity has on contemporaneity, especially in organizational contexts, as well as the possible resistance to such movements. For this, authors such as Taylor (2011), Souza (2012), Bessa (2015), Rodrigues and Rangel (2017), Mafra and Marques (2019) and Pelbart (2008) are used. Keywords: Alzheimer. Mediatization. Learning. Communication. Public experience.
Palavras-chave: Francisquinha Alves - O Bom do Alzheimer (Canal do Youtube)
Youtube (Recurso eletrônico) - Aspectos sociais
Comunicação
Aprendizagem
Alzheimer, Doença de - Pacientes
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: FREITAS, Adriana Helena de Almeida. “O Bom do Alzheimer”: aprendizagens, afetações e tensões de uma experiência pública midiatizada. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.291
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29780
Data do documento: 11-Mar-2022
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.