Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29019
Tipo: Dissertação
Título: Análise do desenvolvimento da política inclusiva de deficientes no ensino superior: caracterização e percepções no âmbito institucional, estudantil e familiar
Analysis of the development of the inclusive policy for the disabled in higher education: characterization and perceptions at the institutional, student and family levels
Autor(es): Oliveira, Nathália Dias Pereira Alves
Abstract: Historicamente, a diferença entre as pessoas nunca foi bem aceita em função dos “padrões” de perfeição impostos pela sociedade, fazendo com que houvesse uma segregação daquelas pessoas não consideradas aptas a utilizar de recursos disponíveis no dia a dia da sociedade. Com o passar dos anos, essa ideia foi excluindo pessoas e grupos considerados “imperfeitos” devido às limitações físicas, de comunicação ou geradas por algum transtorno ou doença. Com isso, as injustiças e, consequentemente, as desigualdades sociais foram surgindo, sendo as pessoas com deficiência privadas, dentre outros direitos, do acesso à educação. Na perspectiva de reparar essa limitação da sociedade têm surgido políticas inclusivas, que se propõem a ampliar o acesso às oportunidades sociais, como o ensino superior. Diante do exposto buscou-se verificar de que forma as características e condições da política de inclusão de deficientes da Universidade Federal de Viçosa/MG, bem como a rede de apoio familiar influenciam o acesso e permanência dos alunos com deficiência. Metodologicamente, a pesquisa, de natureza quali-quantitativa, teve como marco teórico-conceitual a Teoria da Rede Social, debatida por Sluzki (2006) e por Portugal (2006). A unidade empírica de análise foi a Universidade Federal de Viçosa, campus de Viçosa/MG, que aderiu ao Sistema Unificado de Seleção e à política de inclusão de deficientes. O público envolvido na pesquisa compreendeu os executores institucionais da legislação, os estudantes que ingressaram pela cota de deficientes, além da rede familiar. Dentre as técnicas de coleta de dados, foi feito uso da pesquisa bibliográfica, documental, questionários, entrevista semiestruturada e narrativas, cujos dados foram analisados pela Estatística Descritiva além de Análise de Conteúdo e Análise Lexical. Os resultados evidenciaram as diversas dificuldades enfrentadas pelos estudantes, em função da deficiência, para conseguir alcançar a adaptação, representando a família, principalmente a mãe, o principal apoio da rede familiar; enquanto a UFV significa a vitória para a redução da dependência do deficiente. Concluiu-se que a política de inclusão de deficientes no ensino superior vem desempenhando seu papel de ofertar a possibilidade de acesso aos estudantes, existindo um significativo esforço tanto da esfera institucional quanto da rede familiar para efetivar a permanência estudantil, no âmbito universitário. Palavras-Chave: Deficiência. Política de Inclusão. Família.
Historically, the difference between people has never been well accepted due to the “standards” of perfection imposed by society, causing a segregation of those people who are not considered able to use resources available in society's day-to-day. Over the years, this idea has been excluding people and groups considered "imperfect" due to physical, communication or generated by some disorder or disease. As a result, injustices and, consequently, social inequalities have arisen, with people with disabilities being private, among other resources, access to education. In the perspective of repairing this limitation in society, inclusive policies have emerged, which aim to expand access to social opportunities, such as higher education. Given the above, we sought to verify how the characteristics and conditions of the inclusion policy for the disabled at the Federal University of Viçosa / MG, as well as the family support network influence the access and permanence of students with disabilities. Methodologically, the research, of a quali- quatitative nature, had the Social Network Theory as a theoretical and conceptual framework, discussed by Sluzki (2006) and Portugal (2006). The empirical unit of analysis was the Federal University of Viçosa, campus of Viçosa/MG, which adhered to the Unified Selection System, and the inclusion policy for the disabled. The public involved in the research comprised the institutional enforcers of the legislation, the students who joined the quota for the disabled, in addition to the family network. Among the data collection techniques, bibliographic, documentary research, questionnaires, semi-structured interviews and narrative interviews were used, whose data were analyzed by Descriptive Statistics in addition to Content Analysis and Lexical Analysis. The results showed the various difficulties faced by students, due to their disability, to achieve adaptation, representing the family, mainly the mother, the main support of the family network; while UFV means victory for reducing the dependency of the disabled. It was concluded that the policy of inclusion of disabled people in higher education has been playing its role in offering the possibility of access to students, with a significant effort both in the institutional sphere and in the family network to effect student permanence, in the university scope. Keywords: Disability. Inclusion Policy. Family.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência - Educação (Superior)
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Universidade Federal de Viçosa
CNPq: Economia Doméstica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Economia Doméstica
Citação: OLIVEIRA, Nathália Dias Pereira Alves. Análise do desenvolvimento da política inclusiva de deficientes no ensino superior: caracterização e percepções no âmbito institucional, estudantil e familiar. 2021. 237 f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29019
Data do documento: 22-Fev-2021
Aparece nas coleções:Economia Doméstica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.