Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27852
Tipo: Dissertação
Título: Regeneração natural de espécies florestais fativas em sub-bosque de povoamento de Eucalyptus grandis e de mata secundária no município de Viçosa, Zona da Mata - MG
Autor(es): Rezende, Mauro Lobo de
Abstract: Foram estudados aspectos da regeneração natural de espécies florestais nativas no sub-bosque de um talhão de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden, e em quatro áreas representativas de diferentes estádios sucessionais de florestas secundárias no município de Viçosa, Zona da Mata de Minas Gerais.A vegetação foi avaliada por meio de estudo fitossociológico, incluindo-se parâmetros das estruturas horizontal e vertical, utilizando-se o método de parcelas. Foram ainda avaliadas as características físicas, químicas e microbiológicas do solo.A dinâmica do processo de regeneração natural foi avaliada pela diversidade de espécies e pela distribuição espacial dos indivíduos em classes de altura definidas na estratificação vertical. A similaridade da vegetação dos estandes estudados foi estabelecida pela distância euclidiana e pelo coeficiente de Jaccard. O povoamento de eucalipto, comparado com as demais áreas, apresentou a menor diversidade para o estrato adulto, enquanto no estrato da regeneração foi observada a maior diversidade de espécies. |Os fatores relacionados ao efeito de vizinhança, a o histórico de ocupação do solo e à qualidade do sítio,mostraram-se como determinantes no processo de regeneração natural. As condições ambientais estabelecidas no sub-bosquedo povoamento de E. grandis não corresponderam, por si só,em impedimento à regeneração das espécies arbóreas nativas.
Palavras-chave: Sub-bosque de eucalipto - Regeneração natural
Áreas degradadas - Recuperação
Floresta secundária - Formação
CNPq: Ciência Florestal
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Ciência Florestal
Citação: REZENDE, Mauro Lobo de. Regeneração natural de espécies florestais nativas em sub-bosque de um povoamento de Eucalyptus grandis e de mata secundária no município de Viçosa, Zona da Mata - MG. 1994. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1994.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27852
Data do documento: 20-Jun-1994
Aparece nas coleções:Ciência Florestal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo28,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.