Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/27653
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Emiliano, Paulo César | |
dc.contributor | Silva, Taciano Oliveira da | |
dc.contributor.advisor | Pitanga, Heraldo Nunes | |
dc.contributor.author | Silva, Natalia Assunção Brasil | |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T17:36:59Z | |
dc.date.available | 2020-03-11T17:36:59Z | |
dc.date.issued | 2019-12-18 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Natalia Assunção Brasil. Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia. 2019. 101 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019. | pt-BR |
dc.identifier.uri | https://locus.ufv.br//handle/123456789/27653 | |
dc.description.abstract | O protagonismo das cidades de médio porte demográfico na economia e na dispersão populacional dos países em crescimento gera o desenvolvimento e a expansão acelerada das mesmas, evidenciando a necessidade de um eficiente planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva. Neste contexto, ao utilizar como cenário para estudo a realidade de Barreiras, município de médio porte demográfico situado no Estado da Bahia, o objetivo principal desta pesquisa é identificar técnicas e ferramentas que determinem estratégias de auxílio à promoção da sustentabilidade e da inclusão social no planejamento de mobilidade urbana. Inicialmente, identificou-se e quantificou-se o impacto das características inerentes à sociedade na escolha dos modos de transportes não motorizados e motorizado coletivo, através de um modelo de regressão logístico binário preditivo. Foi verificado se a análise por classe social do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) pode ser utilizado como recurso de auxílio à promoção da inclusão social na mobilidade urbana. Também foram identificadas estratégias que auxiliem na promoção do aumento da demanda de passageiros do transporte público coletivo por ônibus, a partir da elaboração de gráficos de análise da importância-satisfação com os dados de importância declarada e de satisfação conferidas por usuários de automóvel e de ônibus aos atributos segurança, conforto, custo e tempo de viagem. Concluiu-se que a modelagem logística binária das variáveis sociais, econômicas e de padrões de viagens inerentes à população urbana, a análise da importância dos critérios que definem o IMUS, a partir da aplicação do Método dos Intervalos Sucessivos, sob a perspectiva de classes sociais e a classificação dos atributos segurança, conforto, custo e tempo de viagem, realizada a partir da ferramenta gráfica de análise importância-satisfação, são técnicas simples e fáceis de aplicar, além de serem eficientes na identificação de estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva. Palavras-chave: Planejamento da mobilidade urbana. Sustentabilidade. Inclusão social. Meios de transporte motorizados e não motorizados. | pt-BR |
dc.description.abstract | Demographically medium-sized cities play a significant role in the economy and population spreading in growing countries. Their development and fast pace expansion reveal the need for an efficient, sustainable and socially inclusive mobility plan. The main objective of this research is to identify techniques and tools that determine strategies to help promote sustainability and social inclusion in urban mobility planning. The scenery for this study is Barreiras, a demographically medium-sized city in Bahia State. Initially, the impact of characteristics that are inherent to society on the choice of motorized and non-motorized transportation modes was identified and quantified, through a predictive binary logistic regression model. In order to do that, the association strength with the choice of transport mode, obtained by a predictive binary logistic regression model was used. It was verified whether the analysis by social class of the Index of Sustainable Urban Mobility (I_SUM), can be used as a resource to help promote inclusion in urban mobility. That could be achieved by employing the Method of Successive Intervals through the analysis of the importance of the I_SUM mobility criteria by social class. Strategies were also identified to assist promote the increase in collective public transportation demand by bus, based on the elaboration of importance-satisfaction graphs with the declared importance and satisfaction data provided by automobile and bus users to attributes such safety, comfort, travel cost and travel time. It was concluded that the binary logistic modeling of social and economic variables and the travel patterns inherent to the urban population, the analysis of the importance of the criteria that define the I_SUM, from the application of the Method of Successive Intervals, from the perspective of social classes, and the classification of the attributes safety, comfort, travel cost and travel time, based on the graphical tool importance-satisfaction analysis, are simple and easy to apply techniques, and are efficient in identifying strategies to assist a sustainable and socially inclusive urban mobility planning. Keywords: Urban mobility planning. Sustainability. Social Inclusion. Motorized and non- motorized transportation modes. | en |
dc.language.iso | por | pt-BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Viçosa | pt-BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt-BR |
dc.subject | Transporte urbano - Barreiras (BA) - Planejamento | pt-BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt-BR |
dc.subject | Integração social | pt-BR |
dc.title | Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia | pt-BR |
dc.title | Strategies to assist a sustainable and socially inclusive urban mobility planning: a study case for Barreiras – Bahia | en |
dc.type | Tese | pt-BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4397553423882285 | pt-BR |
dc.subject.cnpq | Infra-Estrutura de Transportes | pt-BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Viçosa | pt-BR |
dc.degree.department | Departamento de Engenharia Civil | pt-BR |
dc.degree.program | Doutor em Engenharia Civil | pt-BR |
dc.degree.local | Viçosa - MG | pt-BR |
dc.degree.date | 2019-12-18 | |
dc.degree.level | Doutorado | pt-BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
texto completo.pdf | texto completo | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.