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Tipo: Dissertação
Título: Processo de formação dos cursos de licenciatura em Dança e Educação Física face ao ensino de pessoas com deficiência
Training process in the graduation courses in Dance and Physical Education for the teaching of people with disabilities
Autor(es): Teixeira, Fanny Aparecida Condé
Abstract: Essa pesquisa buscou investigar como o processo de formação de professores nos cursos de licenciatura em Dança e Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vem preparando os graduandos para futuramente atuarem no ensino de pessoas com deficiência. Este estudo foi caracterizado por um enfoque quantiqualitativo, de natureza exploratória. A amostra foi composta pelos graduandos do último ano dos cursos de licenciatura em Dança (36) e em Educação Física (52) das referidas universidades, totalizando 88 participantes. Inicialmente, esta pesquisa contou com levantamento bibliográfico sobre a temática envolvida no estudo e análise de documentos fornecidos pelas universidades participantes. Posteriormente, houve a aplicação de questionário (on-line e presencial) para coleta de dados. Esse instrumento foi desenvolvido tendo como referência o questionário Physical Educators' Attitude Toward Teaching Individuals with Disabilities III (PEATID III), criado por Folsom-Meek e Rizzo (1993). Para tratamento dos dados coletados foram realizadas as seguintes análises estatísticas: frequências absolutas e relativas; teste qui-quadrado; mediana e valores mínimos e máximo e análise de agrupamentos. Utilizou-se o programa R (R CORE TEAM, 2017) e o pacote cluster para a realização dos cálculos. A partir dessa pesquisa, foi possível verificar que as universidades (p= 0.0096) e os cursos (p=0.0360) se relacionam na questão “Já teve alguma experiência no ensino de pessoas com deficiência?”, sendo a resposta “sim” mais frequente. Apenas os cursos se relacionam na questão “Você considera a matriz curricular do seu curso adequada a atender as demandas atuais de sua área de atuação?” (p= 0.0226), na qual a frequência de respostas “não” foi superior. Quanto à autopercepção do graduando sobre sua competência diante do aluno com deficiência foi possível perceber, através do valor da mediana e da análise de agrupamentos, que as respostas apresentam grande variabilidade. Assim como também ocorre nas questões “desenvolver práticas de ensino envolvendo conjuntamente alunos com e sem deficiência implica em uma sobrecarga acrescida para o professor” e “percebo que a maior parte dos professores se preocupam em abordar questões sobre inclusão/ diversidade ao longo das disciplinas”. Dessa forma, foi possível notar a necessidade de se buscar novos caminhos, de ampliar as vivências relacionadas ao ensino de pessoas com deficiência durante a graduação, explorando reflexão e prática, além de naturalizar a presença dessa temática ao longo dos cursos, não ficando apenas limitado às disciplinas específicas. Futuras pesquisas envolvendo cursos de licenciatura de diferentes áreas e localidades poderiam colaborar para um melhor entendimento dessa problemática e buscar novas possibilidades de ação a favor de um processo de formação docente com valores inclusivos.
This research aimed to investigate how the process of teacher training in Dance and Physical Education degree courses of the Federal University of Viçosa (UFV) and the Federal University of Minas Gerais (UFMG) has been preparing the graduates to work in teaching people in the future with disabilities. The present study is an exploratory research. It includes both qualitative and quantitative character. The sample consisted of undergraduate students of the last year of the degree courses in Dance (36) and in Physical Education (52) of said universities, totalizing 88 participants. Initially, this research had a bibliographical survey about the theme involved in the study and analysis of documents provided by the participating universities. Subsequently, a questionnaire was applied (on-line and face-to-face) for data collection. This instrument was developed with reference to the questionnaire Physical Educators' Attitude Toward Teaching Individuals with Disabilities III (PEATID III), created by Folsom-Meek and Rizzo (1993). For the treatment of the data collected, the following statistical analyzes were performed: absolute and relative frequencies; chi-square test; median and minimum and maximum values and cluster analysis. The R program (R CORE TEAM, 2017) and the cluster package were used to perform the calculations. Therefore, it was possible to verify that the universities (p = 0.0096) and the courses (p = 0.0360) are related in the question "Have you had any experience in teaching disabled people?", in which the answer "yes" more frequent. Only the courses relate to the question "Do you consider the curriculum of your course adequate to meet the current demands of your area?" (P = 0.0226), in which the frequency of "no" answers was higher. As for the self-perception of the student about his / her competence towards the disabled student, it was possible to perceive, through the value of the median and cluster analysis, that the answers present great variability. As well as in the issues of "developing teaching practices involving pupils with and without disabilities imply an increased burden on the teacher" and "I realize that most teachers are concerned with addressing inclusion / diversity issues across disciplines". Thus, it was possible to note the need to seek new ways of expanding the experiences related to the teaching of disabled people during graduation, exploring reflection and practice, besides naturalizing the presence of this theme throughout the courses, not only limited to the specific disciplines. Future research involving other undergraduate courses in different knowledge areas and localities could help to better understand this problem and seek new possibilities for action in favor of a process of teacher education with inclusive values.
Palavras-chave: Professores de educação física - Formação
Professores de dança - Formação
Educação física para deficientes
Dança para deficientes
CNPq: Educação Física
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação Física
Citação: TEIXEIRA, Fanny Aparecida Condé. Processo de formação dos cursos de licenciatura em Dança e Educação Física face ao ensino de pessoas com deficiência. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25647
Data do documento: 3-Dez-2018
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