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dc.contributor.authorEnriquez, Adriana G.
dc.contributor.authorSilva, Danilo P. da
dc.contributor.authorPruski, Fernando F.
dc.contributor.authorGriebeler, Nori P.
dc.contributor.authorCecon, Paulo R.
dc.date.accessioned2019-01-15T14:01:57Z
dc.date.available2019-01-15T14:01:57Z
dc.date.issued2015-02
dc.identifier.issn1807-1929
dc.identifier.urihttp://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n2p160-165
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23028
dc.description.abstractA erosão em estradas não pavimentadas associada ao escoamento superficial gera grande impacto ambiental, sendo a principal causa de inundação, contaminação da água e alteração da fauna aquatica, entre outros, tornando-se necessário desenvolver estratégias de prevenção e controle. Para isto, a obtenção de valores confiáveis dos índices de resistência do solo ao processo erosivo é premente; sentido em que este trabalho teve, como objetivo, determinar os índices de erodibilidade e a tensão crítica de cisalhamento em canal de drenagem construído em uma estrada não pavimentada implantada em um Latossolo Vermelho-Amarelo. O estudo foi realizado em uma estrada não pavimentada do município de Viçosa, MG, que apresentava problemas de erosao utilizando-se um simulador de escoamento para determinação direta no campo. Os dados de erodibilidade e tensão crítica de cisalhamento foram obtidos com base na técnica de identidade de modelos. O valor de erodibilidade determinado foi de 0,0044 g cm-2 min-1 Pa-1, ao qual foi associado um intervalo de confiança com 95% de probabilidade de 0,0035 a 0,0053 g cm-2 min-1 Pa-1. A tensão crítica de cisalhamento obtida foi de 7,61 Pa.pt-BR
dc.description.abstractThe erosion in unpaved roads associated with the runoff generates a great environmental impact, being the main cause of flooding, water contamination and alteration of aquatic fauna, among others. It is necessary to develop strategies for prevention and control. For this, obtaining reliable indices of soil resistance to erosion is required. In this context, the aim of this study was to determine the indices of erodibility and critical shear stress in the channel of an unpaved road implanted in a Red-Yellow Latosol. Study was conducted on an unpaved road in Viçosa-MG, Brazil, which presented problems of erosion, using a flow simulator for direct determination of field. Erodibility and critical shear stress data were obtained by applying model identity test.The erodibility value determined was 0.0044 g cm-2 min-1 Pa-1, and its associated confidence interval with 95% probability was 0.0035 to 0.0053 g cm-2 min-1 Pa-1. The critical shear stress determined was 7.61 Pa.en
dc.formatpdfpt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherRevista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambientalpt-BR
dc.relation.ispartofseriesv. 19, n. 2, p. 160– 165, fev. 2015pt-BR
dc.rightsOpen Accesspt-BR
dc.subjectErosão hídricapt-BR
dc.subjectConservação de solo e águapt-BR
dc.subjectModelagempt-BR
dc.subjectProcesso erosivopt-BR
dc.subjectWater erosionpt-BR
dc.subjectSoil and water conservationpt-BR
dc.subjectModelingpt-BR
dc.subjectErosion processespt-BR
dc.titleErodibilidade e tensão crítica de cisalhamento no canal de drenagem de estrada rural não pavimentadapt-BR
dc.typeArtigopt-BR
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