Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20172
Tipo: Dissertação
Título: O trabalho docente no ensino básico, técnico e tecnológico: o caso do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba
The teaching work in basic education, technical and technological advice: the case of IF Southeast MG – Rio Pomba Campus
Autor(es): Santiago, Raquel Vidigal
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo compreender como se efetiva o trabalho docente do Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, o Professor EBTT, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba. Para se chegar a tal conhecimento, foram consideradas a caracterização e a análise do contexto em que acontecem a prática docente, as condições para o desenvolvimento profissional, o perfil do docente, os saberes à prática de ensino e os desafios da profissão. No desenvolvimento do trabalho, nos apoiamos nos estudos de Bourdieu (1983), Frigoto, Ciavata e Ramos (2005), Nóvoa (1999), Oliveira (2004 e 2010), Tardif (2011), Tardif e Lessard (2005), Van Zanten (2008), entre outros, visando a maior compreensão dos dados levantados, buscando articulação e complementação das abordagens quantitativas e qualitativas para esta investigação. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, utilizamos análise de documentos e sites institucionais, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Por meio desse estudo, verificamos que a partir da implantação e expansão da rede federal de educação profissional, o cenário de atuação do Professor EBTT do Campus Rio Pomba torna-se diversificado, tendo este docente que atuar em várias áreas como pesquisa, extensão e gestão, além das atividades de ensino que, nesta Instituição, alcança diferentes níveis e modalidades, compreendendo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (educação propedêutica e técnica), o Ensino Superior em seus variados níveis e modalidades (bacharelados, licenciatura, tecnólogo e pós-graduação: especialização e mestrado) e em projetos e programas como o PRONATEC e EAD, que oferecem também cursos de formação inicial para o trabalho. Esse amplo cenário contribui para a intensificação do trabalho docente e para a diminuição do tempo dedicado às atividades de ensino. Assim, o Professor EBTT atende também a distintos perfis de alunos. Os Professores EBTT não têm formação pedagógica específica para atuação no magistério da educação básica, técnica e tecnológica, sendo os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula oriundos dos saberes adquiridos em sua trajetória pessoal, acadêmica e das experiências profissionais anteriores ao magistério e na vivência da própria profissão. Dessa forma, as práticas de ensino se diferenciam de acordo com cada profissional, estando em fase de estruturação e consolidação. Quanto às condições de trabalho na Instituição, foi evidenciado que os professores as classificam como razoáveis e boas, mesmo havendo uma disparidade referente à infraestrutura entre os departamentos acadêmicos do Campus. Os Professores EBTT do Campus Rio Pomba integram um grupo de profissionais que vêm buscando ascender socialmente de classe por meio de conquistas acadêmicas, profissionais e sociais. Segundo depoimento dos professores, ainda não há um reconhecimento social da profissão no cenário nacional, porém os docentes estão satisfeitos com a carreira e pretendem aposentar-se nela.
This research aimed to understand how effective the teaching work of Professor of Basic Education, Technical and Technological (EBTT Teacher) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Southeast Minas Gerais - Campus Pigeon River. To achieve such knowledge, it was considered the characterization and analysis of the context in which the teaching practice, the conditions for professional development, the profile of the teaching, the knowledge to teaching practice and the challenges of the profession. The development of this work is based on Bourdieu (1983), Frigoto, Ciavata and Ramos (2005), Nóvoa (1999), Oliveira (2004 and 2010), Tardif (2011), Tardif and Lessard (2005) Van Zanten (2008), among others, aiming greater understanding of the data collected, seeking coordination and complementarity of quantitative and qualitative approaches to this research. For data collection, there used analysis of documents and institutional sites, the use of questionnaires and semi-structured interviews. Through this study, we found that since the implementation and expansion of the federal network of vocational education, teacher's performance scenario EBTT Rio Pomba Campus becomes diverse, with this teacher acting in various areas such as research, extension and management, in addition to teaching activities because this institution attains different levels and modalities, including Vocational Education Middle Level Technical (introductory and technical education), higher education in its different levels and modalities (bachelors, bachelor, technologist and graduate: specialization and master's) and in projects and programs like PRONATEC( National Program for Access to Technical Education and Employment) and EAD ( Distance Learning) also offer initial training courses for the job. This broad scenario contributes to the enhancement of teaching and to reduce the time devoted to teaching. Thus, Professor EBTT also caters to different student profiles. Teachers EBTT have no specific pedagogical training for operations in the teaching of basic education, technical and technological, and knowledge developed in the classroom coming from the acquired knowledge in their personal, academic career and previous professional experiences to the teaching and the experience of own profession. Thus, teaching practices differ according to each professional, lying in the process of structuring and consolidation. In relation to working conditions in the institution, it was evident that the teachers classified them as reasonable and good, even occuring disparity regarding the infrastructure between academic departments on campus. The EBTT Teachers Campus Rio Pomba involve a group of professionals who aim to to ascend socially class through academic achievement, professional and social. According to the testimony of teachers, there is still no social recognition of the profession on the national scene, but the teachers are satisfied with their career and want to retire in this profession.
Palavras-chave: Professores - Formação
Prática de ensino
Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: SANTIAGO, Raquel Vidigal. O trabalho docente no ensino básico, técnico e tecnológico: o caso do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20172
Data do documento: 16-Jul-2015
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo10,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.