Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17327
Tipo: Artigo
Título: Oficina de leitura: uma alternativa prática no domínio da linguagem
Autor(es): Lopes, João José
Abstract: O Projeto de leitura Livro Aberto, criado em abril de 2008, é uma iniciativa do professor de Língua Portuguesa João José Lopes, da Escola Estadual Imaculada Conceição, Porto Firme (MG). É resultado de sua inquietação com a deficiência na leitura, interpretação e produção escrita de textos dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Tem como proposta estabelecer uma “ponte” entre oralidade e escrita, visando aprimorar a fluência e a tessitura de textos de diferentes gêneros. Apresenta a leitura como instrumento para a compreensão dos vários discursos que a envolvem, voltada para a formação de leitores e produtores de textos, numa perspectiva crítica e construtiva. Tem como alvo o alunado da escola em todo o período do ano letivo e seu princípio pedagógico processa-se por meio da leitura, compreensão e produção de textos diversos. Sua execução não se restringe apenas às salas de aula - é uma proposta que busca parcerias de outros professores dessa disciplina ou de disciplinas diferentes, como também a participação de bibliotecários, contadores de histórias e voluntários da comunidade escolar.
The Reading Project Livro Aberto, created in April 2008, is an initiative of the teacher of Portuguese João José Lopes, of Imaculada Conceição School, Porto Firme (MG). It is a result of its concern with disabilities in reading, interpretation and production of written texts of the elementary and secondary education. It has a proposal to establish a connection between oral communication and writing, to improve fluency and production of texts from different genres. It presents reading as a tool for understanding of the various discourses surrounding it, aimed at educating readers and producers of texts, in a critical and constructive perspective. It targets the student body of the school throughout the period of the school year and their pedagogical principle takes place through reading, comprehension and production of texts. Its execution is not restricted to classrooms - it is a proposal that seeks partnerships with other teachers of physics or of different disciplines, but also the participation of librarians, storytellers and volunteers from the school community.
Palavras-chave: Projeto de leitura
Interpretação de texto
Produção de texto
Editor: Revista de Linguística do Departamento de Letras Venárculas da UFC
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/23799/1/2013_art_jjlopes.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17327
Data do documento: 29-Mar-2013
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo144,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.