Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/17254
Tipo: | Artigo |
Título: | Uso do Role-Playing Game (RPG) como complemento didático no ensino de Imunologia |
Autor(es): | Laureano, Matheus de Oliveira Lunardi Campos, Matheus Lewi Cruz Bonaccorsi de Sassi, Francisco de Menezes Cavalcante Almeida, Martha Elisa Ferreira de |
Abstract: | O Role-Playing Game (RPG) é definido como um jogo de interpretação de papéis, no qual os participantes podem jogar uns contra os outros, ou trabalharem juntos em prol de um objetivo. Assim, elaborou-se um jogo de RPG para trabalhar o conteúdo de Imunologia com crianças e adolescentes (5a a 8a série) onde as batalhas medievais, envolvendo criaturas fantásticas, se associam a elementos que compõem o Sistema Imunológico, como um xamã que representa um linfócito T. O mestre, neste caso o professor, guiará os participantes para ensinar o conteúdo de forma lúdica, ao longo de uma “guerra” dentro de uma pessoa. Os alunos controlarão os personagens responsáveis por atacar e defender o corpo (agentes infecciosos e glóbulos brancos, respectivamente) dispondo de um dado para a rolagem de suas ações no jogo. Como resultado, espera-se com este trabalho que o conteúdo de Imunologia seja fixado mais facilmente, de forma agradável e divertida. RPG is defined as a Role-Playing Game, in which participants can play against each other, or work together towards a objective. Thereby, an RPG game was developed to work on the content of Immunology with children and adolescents (5th to 8th grade) where medieval battles, involving fantastic creatures, are associated with elements that make up the Immune System, such as a shaman representing an T lymphocyte. To teach Immunology through the RPG is primarily needed a master, will guide the participants to teach the content in a playful way, throughout a "war" within a person. The students who will control the characters responsible for attacking and defending the body (infectious agents and white blood cells, respectively) having a dice for the scrolling of their actions in the game. As a result, it is expected with this work that Immunology content will be more easily fixed in a fun and enjoyable way. |
Palavras-chave: | Método lúdico Sistema Imunológico Ensino |
Editor: | Journal of Biochemistry Education Published |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | https://doi.org/10.16923/reb.v15i1.725 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17254 |
Data do documento: | 9-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | texto completo | 391,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.