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Tipo: Artigo
Título: Pobreza, injustiça, e desigualdade social: repensando a formação de profissionais de saúde
Autor(es): Cotta, Rosângela Minardi Mitre
Gomes, Andréia Patrícia
Maia, Társis de Mattos
Magalhães, Kelly Alves
Marques, Emanuele Souza
Siqueira-Batista, Rodrigo
Abstract: A formação de profissionais de saúde, capazes de responder às demandas da coletividade, tem sido motivo de intensos debates, especialmente nas duas últimas décadas. Uma das questões centrais, neste contexto, é a crescente demanda por recursos humanos habilitados a atuar em situações onde a pobreza e a desigualdade são fatores determinantes e/ou agravantes dos processos de adoecimento. Com efeito, discutir a necessidade de mudanças na formação laboral em saúde, à luz dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), é o objetivo do presente artigo.
The health workers education, capable of answer the demands of the community, has been very discussed, specially in the two last decades. One of the central questions is the need of form human resources, becoming them apt it act in situations of the poverty and of the inequality. To discuss such aspects — in the scope of the Brazilian Health System — is the goal of the present article.
Palavras-chave: Educação
Saúde
Pobreza
Justiça Social
Editor: Revista Brasileira de Educação Médica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022007000300010
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/16788
Data do documento: 4-Nov-2007
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