Análise dos resultados do ENEM 2009-2014 como um dos indicadores da aprendizagem de ciências da natureza nas escolas públicas de Viçosa (MG)
Arquivos
Data
2016-05-02
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Revista de Engenharia Química e Química
Resumo
Neste trabalho será discutida a análise de um conjunto de dados disponibilizados no site QEdu.org, onde estão os resultados das avaliações utilizadas para aferir a qualidade da
educação básica no Brasil, com destaque para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com base nesse banco de dados, buscou-se analisar a situação das escolas públicas estaduais localizadas no município de Viçosa (MG). Para isso, foram utilizados os resultados das provas do ENEM realizadas no período de 2009 a 2014, estabelecendo assim comparações
entre as escolas públicas, privadas e o Colégio de Aplicação da UFV (COLUNI), no que diz respeito às médias gerais, à taxa de participação no exame e às médias em Ciências da
Natureza, área de conhecimento que concentra as disciplinas de Biologia, Física e Química. A partir da análise desses dados, buscou-se relacionar a influência do PIBID-Química nos
resultados em Ciências da Natureza das escolas participantes, sugerindo algumas ações que podem ser contempladas por esse programa, no sentido de favorecer a aprendizagem dos
estudantes nessa área de conhecimento.
Descrição
A Digital Object Identifier (DOI) disponibilizada pela revista não corresponde
Palavras-chave
ENEM, Escolas públicas de Viçosa, PIBID, Ensino de ciências