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dc.contributor.authorIrias, Marli
dc.contributor.authorFarias, Rita de Cássia Pereira
dc.date.accessioned2017-11-27T14:57:00Z
dc.date.available2017-11-27T14:57:00Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.issn2236-8493
dc.identifier.urihttp://www.seer.ufv.br/seer/oikos/index.php/httpwwwseerufvbrseeroikos/article/view/267
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13791
dc.descriptionData de publicação: dia e mês não informados. DOI: não consta, por isso foi disponibilizado o link de acesso.pt-BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma reflexão sobre a importância do artesanato, cultura e identidade do grupo Art D’Mio do município de Brás Pires-MG. O universo empírico foi constituído por 14 mulheres e um homem (8 artesãs, 1 artesão/atravessador e 6 costureiras), além de funcionários e ex funcionários do Instituto Xopotó de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental e por duas designers que contribuíram para o desenvolvimento do grupo. As artesãs reconhecem que o trabalho artesanal é uma tradição, no entanto, ao encontrar dificuldades de continuar produzindo o artesanato, buscaram novas alternativas de renda. As investigações revelaram que as artesãs percebem a importância do fazer artesanal, mas se sentiam desmotivadas a permanecer no grupo principalmente pela pouca rentabilidade com seus produtos. Apesar disso, acredito que o grupo pode ressurgir e se reinventar, uma vez que, durante o período de sua constituição gerou nessas mulheres novas expectativas que contribuíram para a formação dessas mulheres.pt-BR
dc.description.abstractThis article presents a reflection on the importance of handicrafts, culture and identity of the group Art D'Mio of Brás Pires, MG. The empirical universe was composed of 14 women and one man (8 artisans, craftsman 1 / middleman and 6 seamstresses); in addition to employees and former employees of the Economic Development Institute Xopotó, Social and Environmental and two designers who contributed to the development of the group. The artisans recognize that craftsmanship is a tradition, however, to find difficult to continue producing handicrafts, sought new income alternatives. Investigations revealed that the artisans realize the importance of craft making, but they felt unmotivated to stay in the group mainly by low profitability with their products. Nevertheless, I believe the group can resurrect and reinvent, since during the period of its establishment generated in these young women expectations that contributed to the formation of these women.en
dc.formatpdfpt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherRevista Brasileira de Economia Domésticapt-BR
dc.relation.ispartofseriesv. 27, n.2, p. 119-151, 2016pt-BR
dc.rightsOpen Accesspt-BR
dc.subjectArtesanatopt-BR
dc.subjectCulturapt-BR
dc.subjectIdentidadept-BR
dc.titleArtesanato, cultura e identidade do grupo Art D'mio de Brás Pires-MGpt-BR
dc.typeArtigopt-BR
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