Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/13135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Machado, Carla Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-11-16T16:09:40Z | |
dc.date.available | 2017-11-16T16:09:40Z | |
dc.date.issued | 2007-12 | |
dc.identifier.issn | 2236-5176 | |
dc.identifier.uri | http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo5vol7-2.pdf | |
dc.identifier.uri | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13135 | |
dc.description.abstract | O presente artigo estabelece um paralelo entre literatura e sociedade e faz parte de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, cujo objetivo foi analisar o discurso da literatura infantil na Modernidade e na Atualidade no que se refere às questões sobre diversidade humana. Entendemos o texto literário como produto do discurso do homem em relação a determinado tempo e espaço. Sabemos que as artes e o artista, mesmo não tendo uma preocupação com a realidade estão inseridos num momento histórico e este mo- mento aparece na obra artística seja ficcional ou não. Tomamos como referência para essa discussão as ideias desenvolvi- das pelo círculo de Bakhtin, pensador russo que defendia que o artista deve ter uma preocupação e/ou responsabilidade com a arte e com a vida, ou seja, ao desenvolver sua obra ele deve levar em conta o contexto histórico e social ao qual está inserido. Ao tratarmos especificamente com a literatura lida por crianças e adolescentes, nosso objeto de pesquisa, trabalhamos com as ideias defendidas pelas professoras doutoras Nelly Novaes Coe- lho e Maria Lúcia Pimentel Góes que acre- ditam que a criança sofre uma maior influência do discurso literário por saber fazer uma leitura simbólica mais próxima da lei- tura proposta pelo autor. | pt-BR |
dc.format | pt-BR | |
dc.language.iso | por | pt-BR |
dc.publisher | Revista de Ciências Humanas | pt-BR |
dc.relation.ispartofseries | Vol. 7, N. 2, p. 213-222, Jul./Dez. 2007 | pt-BR |
dc.rights | Open Access | pt-BR |
dc.subject | Literatura | pt-BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt-BR |
dc.subject | Sócio-história | pt-BR |
dc.title | “O livro é um mundo”: Uma leitura sócio-histórica da literatura infantil | pt-BR |
dc.type | Artigo | pt-BR |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo5vol7-2.pdf | texto completo | 61,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.