Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMachado, Carla Silva
dc.date.accessioned2017-11-16T16:09:40Z
dc.date.available2017-11-16T16:09:40Z
dc.date.issued2007-12
dc.identifier.issn2236-5176
dc.identifier.urihttp://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo5vol7-2.pdf
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13135
dc.description.abstractO presente artigo estabelece um paralelo entre literatura e sociedade e faz parte de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, cujo objetivo foi analisar o discurso da literatura infantil na Modernidade e na Atualidade no que se refere às questões sobre diversidade humana. Entendemos o texto literário como produto do discurso do homem em relação a determinado tempo e espaço. Sabemos que as artes e o artista, mesmo não tendo uma preocupação com a realidade estão inseridos num momento histórico e este mo- mento aparece na obra artística seja ficcional ou não. Tomamos como referência para essa discussão as ideias desenvolvi- das pelo círculo de Bakhtin, pensador russo que defendia que o artista deve ter uma preocupação e/ou responsabilidade com a arte e com a vida, ou seja, ao desenvolver sua obra ele deve levar em conta o contexto histórico e social ao qual está inserido. Ao tratarmos especificamente com a literatura lida por crianças e adolescentes, nosso objeto de pesquisa, trabalhamos com as ideias defendidas pelas professoras doutoras Nelly Novaes Coe- lho e Maria Lúcia Pimentel Góes que acre- ditam que a criança sofre uma maior influência do discurso literário por saber fazer uma leitura simbólica mais próxima da lei- tura proposta pelo autor.pt-BR
dc.formatpdfpt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherRevista de Ciências Humanaspt-BR
dc.relation.ispartofseriesVol. 7, N. 2, p. 213-222, Jul./Dez. 2007pt-BR
dc.rightsOpen Accesspt-BR
dc.subjectLiteraturapt-BR
dc.subjectLiteratura infantilpt-BR
dc.subjectSócio-históriapt-BR
dc.title“O livro é um mundo”: Uma leitura sócio-histórica da literatura infantilpt-BR
dc.typeArtigopt-BR
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo5vol7-2.pdftexto completo61,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.