Locus  

Ensino de análise combinatória: como classificar problemas

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Alves, Alexandre Miranda
dc.creator Oliveira, Gleisiani de Fátima
dc.date.accessioned 2017-09-11T16:46:21Z
dc.date.available 2017-09-11T16:46:21Z
dc.date.issued 2017-06-09
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Gleisiani de Fátima. Ensino de análise combinatória: como classificar problemas. 2017. 57f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017. pt-BR
dc.identifier.uri http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11708
dc.description.abstract Este trabalho consiste em apresentar uma proposta para o ensino de análise combinatória, utilizando um método de classificação de problemas. Este método deve auxiliar os alunos do ensino médio a identificar e diferenciar os problemas de permutação, arranjo e combinação. Neste trabalho ́e apresentada uma análise feita acerca do ensino de análise combinatória nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e também são expostos os resultados de uma entrevista realizada com alunos e professores do ensino médio, a fim de entender e especificar as dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem deste conteúdo. Além disso, são apresentados o método de classificação de problemas, aqui desenvolvido, e os resultados de sua aplicação para alguns alunos do ensino médio. Por fim, ́e proposto um material para o ensino de análise combinatória, para o uso de professores do ensino médio. pt-BR
dc.description.abstract This work consists of presenting a proposal for the teaching of combinatorial analysis, using a problem classification method. This method should enable high school students to identify and differentiate permutation, arrangement, and combination problems. This paper will present an analysis about the teaching of combinatorial analysis in public schools in the State of Rio de Janeiro, and will also present the results of an interview with students and high school teachers in order to understand and specify the difficulties encountered in the teaching and learning of this content. In addition, it will be presented the aforementioned problem classification method, developed here, and the results of its application to some high school students. Finally, will be proposed a material for the teaching of combinatorial analysis addressed to high school teachers. en
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pt-BR
dc.language.iso por pt-BR
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.rights Acesso Aberto pt-BR
dc.subject Análise combinatória - Ensino pt-BR
dc.subject Contagem pt-BR
dc.title Ensino de análise combinatória: como classificar problemas pt-BR
dc.title Combinatorial Analysis Teaching: how to classify problems en
dc.type Dissertação pt-BR
dc.subject.cnpq Matemática pt-BR
dc.creator.lattes http://lattes.cnpq.br/3583548166755840 pt-BR
dc.degree.grantor Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.degree.department Departamento de Matemática pt-BR
dc.degree.program Mestre em Matemática pt-BR
dc.degree.local Viçosa - MG pt-BR
dc.degree.date 2017-06-09
dc.degree.level Mestrado pt-BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar no Repositório


Navegar

Minha conta