Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11482
Tipo: Dissertação
Título: Índices agrometeorológicos e a produção de duas gramíneas tropicais
Autor(es): Sônego, Márcio
Abstract: Avaliou-se a influência da radiação solar global na superfície de temperatura do ar e da disponibilidade de água no solo sobre a produção mensal de matéria seca (kg . ha-^1) de duas gramíneas tropicais, o capim-quicuio (Pennisetum clandestinum Hochst.) e a hemártria (Hemarthria altissima (Poir.) Stapf e Hubbard), em Lages, Santa Catari- na, em condições naturais, com base no .modelo de Fitzpatrick e Nix. A resposta em crescimento das duas gramíneas foi associada a três índices agrometeorológicos, de tal forma que o produto dos índices resultou em um índice de crescimento (IC), ou seja, IC = IL x IT x IU, em que IL, IT e IU são, respectivamente, os índices de luz, de temperatura e de unidade no solo. Estabeleceu-se ainda uma função de crescimento(FC), substituindo o índice de temperatura pela função-temperatura na expressão do índice de crescimento, de tal forma que FC = IL x FT x IU, em que FT é a função-temperatura. Os dados de produção de matéria seca do capim-quicuio Foram obtidos na Estação Experimental da Empresa Catarinense de Pesquisa Agrºpecuária S.A. (EMPASC), em Lages, e os de hemártria, na Fazenda Amola Faca, a I6 km da Estação Experimental da EMPASC de Lages. O intervalo entre cortes foi de 28 dias, perfazendo um total de I3 cortes para cada gramínea. No verão, o índice de umidade no solo apresentou-se mais correlacionado com o crescimento de ambas as gramíneas, enquanto no outono, inverno e primavera, o índice e a Função-temperatura mostraram-se mais correlacionados com a produção das duas forrageiras. O índice de luz também apresentou boa correlação com o crescimento, exceto no verão. Foram formulados modelos matemáticos para estimar a produção mensal das duas gramíneas em Função dos índices agrometeorológicos. Os modelos que apresentaram melhores resultados Foram equações de regressão lineares e quadráticas, envolvendo o IC ou a FC, e equações de regressão múltiplas, envolvendo os IL, IT e IU ou os IL, FT e IU.
Palavras-chave: Temperatura
Radiação solar
Precipitação
Capim-quicuio
Hemátria
Modelagem
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: SÔNEGO, Márcio. Índices agrometeorológicos e a produção de duas gramíneas tropicais. 1988. 61 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1988.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11482
Data do documento: 3-Ago-1987
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo8,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.