Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11405
Tipo: Dissertação
Título: Estimativa do resfriamento atmosférico na região do infravermelho termal, de 20 a 2.600 cm^-1
Autor(es): Ferreira, Alfredo de Almeida
Abstract: Desenvolveu-se um modelo de estreitas faixas espectrais para calcular radiâncias, irradiâncias e taxas de resfriamento radiativo* para a atmosfera, sob condições de céu descoberto. Utilizou-se as funções de transmissão do código computacional LOWTRAN 6 e aquelas apresentadas por CHDU e ARKING. O modelo desenvolvido apresentou bom desempenho quando comparado com os mais sofisticados do tipo "linha a linha", em que as milhares de linhas de absorção dos diferentes constituintes atmosféricos são considerados individualmente. Notou-se que LOWTRAN 6, por si só, por não fornecer transmitâncias para números de ondas inferiores a 350 cm^-1 (banda rotacional do vapor d'água), deixa a desejar no que se refere ao cálculo do resfriamento atmosférico. Analisou-se, também, o efeito da absorção continua, associada ao vapor d'água, sobre as taxas de resfriamento atmosférico. Conclui-se que a inclusão dessa absorção continua na determinação dos fluxos de radiação proporcionou um aumento na taxa de resfriamento radiativo, especialmente na baixa troposfera, onde se encontra a maior concentração de vapor d'água. *Neste trabalho o termo "radiativo" refere-se à radiação e não a radioatividade.
Palavras-chave: Radiâncias
Irradiâncias
Taxas de resfriamento radiativo
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: FERREIRA, Alfredo de Almeida. Estimativa do resfriamento atmosférico na região do infravermelho termal, de 20 a 2.600 cm^-1. 1990. 61 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1990.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11405
Data do documento: 26-Out-1990
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo7,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.