Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/10190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorCoelho, Hilda Simone Henriques
dc.contributor.advisorBarcelos, Ana Maria Ferreira
dc.contributor.authorFerreira, Flávia Marina Moreira
dc.date.accessioned2017-05-02T16:50:17Z
dc.date.available2017-05-02T16:50:17Z
dc.date.issued2017-02-17
dc.identifier.citationFERREIRA, Flávia Marina Moreira. Emoções de professores de inglês sobre políticas linguísticas de ensino nas escolas públicas. 2017. 111f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.pt-BR
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/10190
dc.description.abstractOs estudos acerca das políticas linguísticas tem ganhado cada vez mais espaço dentro da área da Linguística Aplicada (LA), seja como tema de congressos (CBLA, 2013), livros (NICOLAIDES; SILVA; TILIO; ROCHA, 2013; CORREA, 2014), dissertações de mestrado (PRADO, 2014), teses de doutorado (MACIEL, 2013) e artigos acadêmicos (SEVERO, 2013; SILVA, 2013; RAJAGOPALAN, 2007, dentre outros). Entretanto, de acordo com Silva (2013), a LA ainda carece de referencial teórico e metodológico para a realização de trabalhos sobre políticas linguísticas. Dentro desta perspectiva, este trabalho teve por objetivo investigar o conhecimento sobre Políticas Linguísticas de Ensino (PLE) e as emoções a respeito desse tema de três professoras de inglês atuantes na rede pública de ensino, em uma cidade de interior localizada na Zona da Mata Mineira. Como base teórica para a realização deste trabalho, foram utilizados: a) estudos sobre a importância e implementação das politicas linguísticas de ensino no processo de ensino e aprendizagem nas escolas (SILVA, 2013; GARCEZ, 2013; CORREA, 2014; RAJAGOPALAN, 2014; GIMENEZ, STEIN, CANAZART, 2015;); e b) estudos sobre emoções dentro da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana (2005). Esta é uma pesquisa qualitativa que utilizou um questionário aberto e três entrevistas orais semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. O processo de análise dos dados foi de acordo com os parâmetros de análise da pesquisa qualitativa (HOLLIDAY, 2005; DENZIN & LINCOLN, 2006). Os resultados sugeriram conhecimento incipiente por parte das professoras acerca das PLE, o pouco uso das PLE na prática de ensino e a discrepância existente entre o que é proposto pelas PLE macro e micro e o que ocorre, de fato, na prática escolar. Com relação às emoções relatadas pelas professoras acerca das PLE, percebeu-se insatisfação, frustração e raiva devido à impossibilidade de aplicação das políticas na prática e às relações não sociais existentes entre o governo e os professores, entre a direção escolar e os professores e entre os próprios colegas de trabalho. As implicações deste estudo sugerem que as PLE sejam abordadas na formação continuada por meio de uma formação crítica a ser oferecida aos futuros professores. É importante que o processo de implementação das PLE nas escolas seja acompanhado tanto pelos responsáveis que prescrevem as políticas quanto pelo grupo de profissionais (coordenação pedagógica, direção escolar, grupo de professores) atuantes nas escolas.pt-BR
dc.description.abstractStudies on linguistic policies have become more common in Applied Linguistics (AL), be it as conference themes (CBLA, 2013), books, (NICOLAIDES; SILVA; TILIO; ROCHA, 2013;CORREA, 2014;), master’s thesis (PRADO, 2014), PhD dissertations (MACIEL, 2013) and academic articles (SEVERO, 2013; SILVA, 2013; RAJAGOPALAN, 2007, and others). However, according to Silva (2013), AL still lacks a methodological and theoretical framework for studies on this topic. Within this perspective this study aimed at investigating the Language Policies for Teaching (LPT) and the emotions about this topic of three English teachers of public schools in an inner city in Minas Gerais state. The theoretical studies were related first, to the importance and implementation of PLE in schools (GARCEZ, 2013; CORREA, 2014; RAJAGOPALAN, 2014; GIMENEZ, STEIN, CANAZART, 2015; SILVA, 2013) and second to emotions, which were studied according to the theory of Biology of Knowing by Humberto Maturana (2005). This qualitative study used open-ended questionnaires and three semi-structured oral interviews as data collection instruments. Data analysis was done according to parameters of qualitative research. (HOLLIDAY, 2005; DENZIN & LINCOLN, 2006). The results have suggested that teachers have little knowledge about the LPT and do not use them much in their teaching. Thus, there is a discrepancy between what is proposed in the macro and micro LPT and what happens in the school practice. It was found that the emotions about LPT reported by the teachers were dissatisfaction, frustration, and anger due to the impossibility of applying the LPT in practice and also due to the non-social relationships between the government and the teachers, the school direction and the teachers and among teachers themselves. Implications for this study suggest that LPT should be a topic of initial teacher education and that implementations of LPT should be watched evaluated by the proponents as well as by the whole school board.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapt-BR
dc.rightsAcesso Abertopt-BR
dc.subjectPolítica linguísticapt-BR
dc.subjectEscolas públicas - Zona da Mata (MG : Mesorregião)pt-BR
dc.subjectProfessores de inglêspt-BR
dc.titleEmoções de professores de inglês sobre políticas linguísticas de ensino nas escolas públicaspt-BR
dc.titleEnglish teachers emotions about language policies for teaching at public schoolsen
dc.typeDissertaçãopt-BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2041384255409544pt-BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt-BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Viçosapt-BR
dc.degree.departmentDepartamento de Letraspt-BR
dc.degree.programMestre em Letraspt-BR
dc.degree.localViçosa - MGpt-BR
dc.degree.date2017-02-17
dc.degree.levelMestradopt-BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo859,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.