Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/10072
Tipo: Dissertação
Título: O sucesso escolar na interseção com o ensino da lógica e do raciocínio lógico quantitativo. De acordo com as normas vigentes
The school success at the intersection with the teaching of logic and quantitative logical reasoning. According to the current rules
Autor(es): Pereira, Israel Roque
Abstract: O presente trabalho traz os resultados de uma pesquisa realizada em duas instituições de ensino de Belo Horizonte e região metropolitana, com alunos do curso de graduação em Matemática na modalidade licenciatura e alunos do ensino médio que responderam a dois testes de lógica e raciocínio lógico quantitativo, realizados antes e depois de participarem de um curso específico desses conteúdos. Essa pesquisa foi devidamente registrada no CEP - Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, sob o número 1.366.414. O principal objetivo foi destacar a importância da lógica e do raciocínio lógico quantitativo na formação acadêmica dos discentes, sobretudo aqueles ligados às ciências exatas. Esta pesquisa buscou a validação com os testes T de Student, F de Snedecor e o Teste Z de sete hipóteses a priori levantadas. As hipóteses foram constituídas com o intuito de fundamentar a exigência de aulas específicas de lógica e raciocínio lógico quantitativo em todas as esferas educacionais. Os resultados desse trabalho indicam certo grau de relevância para os cursos específicos de lógica e raciocínio lógico quantitativo no desempenho dos discentes submetidos aos testes que envolvem esses conteúdos. Dessa forma, justifica-se uma ênfase maior nesses conteúdos quando se trata de educação básica.
This paper presents the results of a survey conducted in two schools of Belo Horizonte and the metropolitan area, with students of the degree in Mathematics at the undergraduate mode and high school students who responded to two logic tests and quantitative logical reasoning, performed before and after participating in a specific course of such content. This research was duly registered with the CEP - Research Ethics Committee in Human Beings, under number 1366414. The main objective was to highlight the importance of logic and quantitative logical reasoning in academic education of students, especially those related to the exact sciences. This study aimed to validate with the Student t test, F Snedecor and Z test seven hypotheses a priori raised. The assumptions were made in order to support the demand for specific classes of logical and quantitative logical reasoning in all educational spheres. The results of this study indicate a degree of relevance to the specific courses of logic and quantitative logical reasoning in the performance of students subjected to tests involving such content. Thus, it justified a greater emphasis on these content when it comes to basic education.
Palavras-chave: Lógica simbólica e matemática - Estudo e ensino
Raciocínio lógico
CNPq: Matemática
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Matemática
Citação: PEREIRA, Israel Roque. O sucesso escolar na interseção com o ensino da lógica e do raciocínio lógico quantitativo. De acordo com as normas vigentes. 2016. 82f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/10072
Data do documento: 21-Mar-2016
Aparece nas coleções:Matemática - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo4,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.