Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/7838
Tipo: Tese
Título: Absorção de fósforo por mudas: de Jacaranda- da-Bahia (Dalbergia nigra (Vell.) Fr. Allem.) e de Vinhático (Plathymemia foliolosa Benth.) na presença de Gigaspora margarita Gerd. e Taxt
Autor(es): Chaves, Lúcia de Fátima de Carvalho
Abstract: Estudou-se, em casa de vegetação e em câmara de crescimento, o crescimento e a cinética de absorção de fósforo em mudas de jacarandá- da-bahia [Dalbergia nigra (Vell.) Fr. Allem.] e de vinhático (Plathymenia foliolosa Benth.), influenciados pela inoculação com Gigaspora margarita Gerd. e Taxt. As plantas foram cultivadas em substrato, constituído pela mistura de solo, areia e vermiculita, na proporção volumétrica de 1:1:1, na ausência e na presença do fungo micorrízico vesículo-arbuscular (MVA) [G. margarita, tendo-se avaliado a altura, os pesos de matéria fresca e seca dos componentes das mudas, a absorção de nutrientes e a colonização das raízes, aos 98 dias de cultivo em vasos. Também foi estudada a cinética de absorção de fósforo (P) pelas plantas, transferidas do substrato de crescimento para solução nutritiva, utilizando-se diferentes tempos de omissão de P (12, 10, 8 e 6 dias) da solução. As mudas de jacarandá-da- bahia e de vinhático, inoculadas com G. margarita, apresentaram maiores crescimento em altura e pesos de matéria fresca e seca da parte aérea e do sistema radicular, maiores conteúdos de P, K, Ca e Mg, na parte aérea e no sistema radicular, menores valores do Vmáx., Km 6 Cmín, e maior absorção de P durante o ensaio de cinética, do que as não-inoculadas. Não houve efeito significativo (P > 0,05) dos tempos de omissão de P, sobre os parâmetros cinéticos de absorção, nem sobre as características de crescimento ou nutricionais das plantas. Gigaspora margarita foi mais eficiente na produção de mudas de jacarandá-da-bahia do que na produção de mudas de vinhático. Conclui-se que a inoculação com G. margarita permite o crescimento mais rápido de mudas de jacarandá-da-bahia e de vinhático, em razão da maior absorção de nutrientes e da maior eficiência na absorção de P.
Palavras-chave: Absorção
Fósforo
Gigaspora
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Doutor em Ciência Florestal
Citação: CHAVES, Lúcia de Fátima de Carvalho. Absorção de fósforo por mudas: de Jacaranda- da-Bahia (Dalbergia nigra (Vell.) Fr. Allem.) e de Vinhático (Plathymemia foliolosa Benth.) na presença de Gigaspora margarita Gerd. e Taxt. 1996. 86 f. Tese (Doutorado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1996.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7838
Data do documento: 26-Jul-1996
Aparece nas coleções:Ciência Florestal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo5,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.