Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/7334
Tipo: Dissertação
Título: Controle multivariável utilizando plataforma Arduino para secador de plantas medicinais e software de aquisição de dados
Controle multivariável utilizando plataforma Arduino para secador de plantas medicinais e software de aquisição de dados
Autor(es): Gonzaga, Diego Augusto
Abstract: O objetivo deste trabalho foi projetar e desenvolver um controlador para um secador de plantas medicinais e aromáticas, e um sistema de aquisição de dados para a operação do mesmo. As variáveis envolvidas no sistema de controle foram a temperatura e a velocidade do ar de secagem. O trabalho iniciou-se com a instalação e o teste de transdutores de velocidade e de temperatura no secador. Estrategicamente o processo foi dividido duas plantas, uma de velocidade e um de temperatura. Com base nessa divisão e por meio das leituras gerados pelos transdutores foi realizada a identificação não paramétrica do sistema. Após a identificação foram projetados e testados os controladores para as duas plantas. Para o software de aquisição de dados foi desenvolvido um protocolo de comunicação serial entre o Arduino e o software. A avaliação do software foi positiva, atendendo as necessidades de aquisição de dados do processo. O sistema de controle se comportou de maneira satisfatória mantendo o erro das variáveis controladas dentro dos padrões necessários para a garantia da qualidade do produto, obtido no processo de secagem. De acordo com as exigências do processo de secagem podemos concluir que resultados obtidos na implementação do sistema de controle de velocidade e de temperatura do ar de secagem obteve sucesso. O sistema de aquisição dos dados do processo de secagem se mostrou eficaz para a atividade de monitoramento e registro dos dados de secagem.
The objective was to design and implement a driver for a dryer of medicinal and aromatic plants, and a data acquisition system for its operation. The variables involved in the control system were drying temperature and air velocity. The work was started with the installation and the speed of testing transducers and temperature in the dryer. Strategically the process was divided two plants, a speed and a temperature. Based on this division and through the readings generated by the transducers was performed at non-parametric system identification. After identifying been designed and tested the drivers for the two plants. For data acquisition software was implemented a serial communication protocol between the Arduino and the software. The software evaluation was positive, meeting the needs of acquisition of process data. The control system behaved satisfactorily keeping the error of the controlled variables within the standards required for quality assurance of the product obtained in the drying process. According to the requirements of the drying process we can conclude that the results obtained in implementation of the drying air speed and temperature control system was successful. The acquisition of the drying process data system met the needs of monitoring and recording of drying data.
Palavras-chave: Equipamento de secagem
Plantas medicinais
Secagem
Arduíno (Controlador programável)
Software
Sistema de informação gerencial
CNPq: Engenharia Agrícola
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Engenharia Agrícola
Citação: GONZAGA, Diego Augusto. Controle multivariável utilizando plataforma Arduino para secador de plantas medicinais e software de aquisição de dados. 2015. 41 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7334
Data do documento: 9-Jul-2015
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.