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Tipo: Dissertação
Título: Saberes de solos em livros didáticos da educação básica
Título(s) alternativo(s): Knowledge of soils in textbooks of basic education
Autor(es): Santos, Jaime Augusto Alves dos
Primeiro Orientador: Muggler, Cristine Carole
Primeiro coorientador: Barbosa, Willer Araujo
Segundo coorientador: Cardoso, Irene Maria
Primeiro avaliador: Jucksch, Ivo
Segundo avaliador: Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de
Abstract: A discussão em torno da necessidade da conservação do solo não faz, geralmente, parte das preocupações diárias das pessoas, e isso pode levar a um crescimento contínuo dos problemas ambientais ligados à degradação dos solos. Estes problemas podem ser associados ao desconhecimento que a maior parte da população tem das características, importância e funções dos solos. É preciso desenvolver ações que levem a população a compreender os solos como parte do ambiente e conscientizar sobre sua importância. Essas ações podem ser iniciadas e desenvolvidas nas escolas, de forma a despertar e promover a consciência dos estudantes em relação aos solos, pois se os temas forem melhor trabalhados já nos primeiros anos da educação básica, é possivel (re)construir valores e atitudes que possam contribuir para atenuar a degradação dos solos. Na maioria das escolas os professores utilizam o Livro Didático como principal e as vezes o único material de apoio em sala de aula e isso o torna um dos determinantes da qualidade do ensino. Nesse contexto é necessária a investigação e ver ificação dos temas de solos nos livros didáticos da educação básica. A pesquisa teve como objetivo analisar o tema solos nos livros didáticos oferecidos pelo MEC através do Programa Nacional do Livro Didático e adotados nas escolas públicas de Viçosa/MG, e verificar se o conteúdo exposto nos livros atende as orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A escolha dos cr itérios para análise dos temas de solos nos livros tiveram como referencial os PCN, que apontam os conteúdos que devem ser abordados em cada ano do ensino fundamental. Após a análise dos PCN constatou-se que os temas relacionados aos solos são abordados com maior ênfase pela disciplina de ciências. A análise dos Livros Didáticos demonstrou que há omissão de conteúdos em algumas obras. A avaliação quantitativa apontou que o espaço dedicado aos solos nos Livros Didáticos é bastante reduzido. O livro didático não deve ser o único material a ser utilizado pelos professores, isto aponta a necessidade de elaboração de materiais didáticos com conceitos e atividades atualizadas e condizentes com o dia-a-dia dos alunos. Assim como materiais de apoio aos professores que nem sempre tem uma formação inicial ou continuada a cerca dos temas de solos.
The discussion around the need for soil conservation does not usually part of the daily concerns of the people, and this can lead to continued growth of environmental problems related to land degradation. These problems may be associated with lack the majority of the population has the features, functions and importance of soil. You need to develop actions that lead people to understand the soil as part of the environment and raise awareness about its importance. These actions can be initiated and undertaken in schools in order to awaken and promote awareness of students in relation to soil, because if topics are best worked out in the first years of basic education, it is possible to (re) build the values and attitudes that can help to mitigate land degradation. In most schools teachers use the Textbook as main and sometimes the only material support in the classroom and that makes him one of the determinants of educational quality. In this context it is necessary to investigate and verify the themes of soils in textbooks of basic education. The research aimed to examine the topic in textbooks soils offered by MEC through the National Textbook and adopted in public schools in Viçosa / MG, and verify that the content displayed in the books meets the guidelines proposed by the National Curriculum Parameters (PCN ). The choice of criteria for analysis of themes in the books soil had as reference the NCP, that link the content to be covered in each year of elementary school. After analyzing the NCP found that issues related to soils are discussed with emphasis in the discipline of science. The analysis showed that there Textbooks omission of content in some works. The quantitative evaluation showed that the space devoted to soils in textbooks is greatly reduced. The textbook should not be the only material to be used by teachers, this points to the need for development of educational materials and activities with concepts and updated consistent with the day-to-day lives of students. As well as supporting materials for teachers who do not always have an initial training or continuing around the themes of soils.
Palavras-chave: Conservação do solo
Degradação do solo
Educação Básica
Livros Didáticos
Soil conservation
Land degradation
Textbooks
Basic Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Fertilidade do solo e nutrição de plantas; Gênese, Morfologia e Classificação, Mineralogia, Química,
Citação: SANTOS, Jaime Augusto Alves dos. Knowledge of soils in textbooks of basic education. 2011. 61 f. Dissertação (Mestrado em Fertilidade do solo e nutrição de plantas; Gênese, Morfologia e Classificação, Mineralogia, Química,) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5496
Data do documento: 21-Fev-2011
Aparece nas coleções:Solos e Nutrição de Plantas

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