Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/4845
Tipo: Dissertação
Título: A representação da literatura no ensino médio: estudo de caso no Colégio de Aplicação CAP/COLUNI, em Viçosa MG
Título(s) alternativo(s): The representation of literature in high school: a case study in the Colégio de Aplicação CAP/COLUNI, in Viçosa MG
Autor(es): Brito, Maria de Lourdes Nogueira
Primeiro Orientador: Lopes, Elisa Cristina
Primeiro avaliador: Santos, Rodrigo Alves dos
Segundo avaliador: Roani, Gerson Luiz
Terceiro avaliador: Dudalski, Sirlei Santos
Abstract: O interesse pelo tema surgiu da necessidade de conhecer, discutir e tentar significar a representação e a função da Literatura dentro do espaço escolar. Nesse sentido, esta pesquisa, que teve como objetivo verificar a representação e a função que a Literatura assume no Colégio de Aplicação CAP/COLUNI, na Universidade Federal de Viçosa MG, colocou em cena a voz de alunos que estão inseridos no contexto da cultura de massa e vivem os atrativos da tecnologia. Essas características, muitas vezes, têm sido vistas como as causas da falta de contato dos jovens com o texto literário e o desinteresse deles pela leitura. No entanto, a pesquisa mostrou que os alunos expressam suas opiniões sobre a representação da Literatura de diversas formas, baseadas em suas vivências, confirmando ser a escola o principal espaço social de contato com a Literatura. Assim, as representações que os alunos têm sobre a Literatura podem parecer grosseiras e agressivas e, quando lidas pela primeira vez, podem causar aversão para quem ama e convive com algo tão valioso como a Literatura. Mas está exatamente nesse desconforto a sinalização mais importante, pois permite aos professores reflexões acerca de um pensamento ingênuo de que todos amam a Literatura e de que ela, por si só, já basta. Considerando-se essa problemática, pensamos que a pesquisa atingiu seu objetivo, pois as falas dos alunos são balizadoras para avaliarmos as nossas práticas pedagógicas que ainda vislumbram um leitor ideal, aos moldes de contextos antigos. Servindo do aporte teórico fundamentado na Estética da Recepção, a pesquisa levou em conta a figura do aluno/leitor que necessita ser o foco de atenção para reforçar a formação e construção do sujeito leitor. Analiticamente, utilizou-se a estatística descritiva como ferramenta para sintetizar os dados compilados dos estudantes. Para tanto, foi realizado um censo na instituição de ensino supracitada. Assim, verificamos que ainda há muitas definições comuns que, ao longo do tempo, são recorrentes quando se trata de Literatura. Posto isto, podemos inferir, nesta pesquisa, que não são somente as teorias científicas, ou seja, as teorias discutidas principalmente na academia que forjam e auxiliam na definição ou na busca de definição do que seja Literatura. Os alunos do Colégio de Aplicação CAP/COLUNI formularam seus conceitos de acordo com sua vivência e o repertório disponibilizado para eles. O que se depreende deste estudo é que as representações que os alunos têm sobre a Literatura são significações construídas e reconstruídas, por meio da linguagem, como resultado de sua participação nas atividades sociais as quais pertencem.
Interest in the subject arose from the need to know, discuss and try to mean the representation and literature function within the school environment. Thus, this research aimed to verify the representation and the role that literature plays in the Colégio de Aplicação CAP/COLUNI at the Universidade Federal Viçosa - MG, put into play the voice of students who are placed in the context of popular culture and the technology atractive. These features often have been seen as the causes of lack of contact with the young literary text and the same lack of interest in reading. However, research has shown that students express their opinions on the representation of the literature in several ways, based on their experiences, confirming that school is the main social space of contact with literature. Thus, the representations that students have about literature may seem rude and aggressive and, when read the first time, can cause an aversion to anyone who loves and lives with something as valuable as it is literature. But this discomfort is exactly the signal most important because it allows teachers reflections on a naive and thought that everyone loves literature, the literature for itself, is enough. Considering this problem, we think that the research has reached its goal, because the statements of the foundation marks students are to evaluate our teaching practices that still envision an ideal reader, the mold of old settings. Serving in the theoretical approach based on the Aesthetics of Reception, the research took into account the figure of the student/player that needs to be the focus of attention to strengthen the training and construction of the individual reader. Analytically, we used descriptive statistics as a tool to synthesize the data collected from students. Therefore, we conducted a census in the educational institution mentioned above. Thus, we find that there are still many common definitions, which over time is recurrent when it comes to literature. Thus, we can infer that this research are not only scientific theories, or theories discussed mainly in academy that shape and assist in setting or in search of definition of what constitutes literature. Students in the Colégio de Aplicação CAP/COLUNI formulated his concepts according to their experience and repertoire available to them. What appears from this study is that the representations that students have about literature, meanings are constructed and reconstructed through language, as a result of their participation in social activities to which they belong.
Palavras-chave: Literatura
Representação
Ressignificado
Aluno
Literature
Representation
Reframed
Student
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Estudos Linguisticos e Estudos Literários
Citação: BRITO, Maria de Lourdes Nogueira. The representation of literature in high school: a case study in the Colégio de Aplicação CAP/COLUNI, in Viçosa MG. 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguisticos e Estudos Literários) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/4845
Data do documento: 14-Mai-2012
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf748,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.