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https://locus.ufv.br//handle/123456789/26266
Tipo: | Tese |
Título: | Das escol(h)as possíveis à carreira do Magistério Superior Federal: condicionantes sociais das trajetórias de docentes oriundos de famílias pobres e sem tradição de longevidade escolar From possible schools/choices to the career in Federal Higher Education Teaching: social constraints in the trajectories of professors from poor families and with no tradition of schooling longevity |
Autor(es): | Costa, Patrícia Claudia da |
Abstract: | Entre 2004 e 2014, a Educação Superior brasileira passou pelo maior processo de expansão já
empreendido em sua curta história. Embora a maior parte das matrículas tenha se mantido na
rede privada, foi no setor público que ocorreu a ampliação mais significativa do número de
instituições, cursos, matrículas e funções docentes, especialmente na rede federal. Tal
processo possibilitou o ingresso não somente de maior número de discentes oriundos de
famílias pobres e sem tradição de longevidade escolar, mas também de docentes que trilharam
trajetórias formativas e profissionais marcadas por condicionantes sociais próprios desse tipo
de origem, os quais relacionam as escolas que puderam frequentar com as escolhas possíveis
quanto à formação acadêmica e a inserção no mundo do trabalho. Com referencial teórico-
metodológico bourdieusiano e o objetivo de desvelar os condicionantes sociais de trajetórias
de docentes de origem popular que ingressaram numa universidade federal durante a
expansão, foram coletados dados em fontes documentais diversas e também por meio de
questionário, observação de locais de trabalho e entrevista semiestruturada, de natureza
autobiográfica. Do total de 1.427 docentes que compunham o quadro efetivo da Universidade
Federal de São Paulo (Unifesp) em julho de 2014, o questionário foi respondido por 339
agentes de diversas origens sociais e, entre eles, foram entrevistados 31 docentes de origem
popular, distribuídos em cinco campi e diversas áreas de conhecimento. Para situar sócio-
historicamente o espaço de confluência das trajetórias, a análise parte de um histórico da
instituição, desde sua criação, por e para uma parcela da elite paulistana, como Escola Paulista
de Medicina (EPM), até as transformações que a tornaram uma universidade multicampi, por
força da expansão que visava democratizar seu público. Em seguida, dois capítulos se
dedicam a expor os aspectos considerados mais relevantes nas trajetórias. A análise revela 9
condicionantes sociais mais proeminentes: i- influência do nível de escolaridade familiar nas
formas de adesão ao jogo da escolarização; ii- acesso a diferentes oportunidades de formação
escolar; iii- relação entre as restrições materiais sofridas durante a formação básica e a
precariedade das estratégias de acúmulo de capital cultural; iv- implicação da formação inicial
na escolha da formação universitária; v- necessidade de recursos materiais para assegurar a
vida universitária; vi- convivência acadêmica como impulsora da formação e carreira; vii-
obtenção de bolsa de estágio em nível de Pós-Doutorado; viii- expansão das universidades
federais; ix- configurações específicas das áreas de conhecimento como balizador dos modos
de trabalho. Conclui-se que os condicionantes sociais diretamente relacionados à origem de
classe não justificam integralmente os percursos, as escolhas e os investimentos na carreira;
porém, delineiam o horizonte de possibilidades e operam sobre a estruturação dos esquemas
de percepção, avaliação, pensamento e ação de cada agente, cumprindo função decisiva na
definição do destino e do desenvolvimento profissional. Portanto, tais condicionantes não
podem ser ignorados quando se discute a expansão ou democratização do acesso à Educação
Superior, sobretudo no que diz respeito à importância da assistência estudantil como política
de permanência para que os estudantes pobres conquistem a longevidade escolar. Between 2004 and 2014, Higher Education in Brazil experienced the largest expansion in its short history. Although most registrations took place in private institutions, the public sector faced the most significant enlargement in the number of institutions, courses, registrations and teaching functions, especially in the federal system. Such process enabled not only access to the university by a greater number of students from poor families and with no tradition of schooling longevity, but also professors who have had formative and professional trajectories marked by social constraints, typical of such origin, which relate to the schools they were able to attend with their possible choices regarding academic education and transition to the labor market. Supported by Bourdieu ́s theoretical/methodological framework and with the purpose of unveiling the social constraints of the trajectories of professors from grass-roots background who were admitted to a federal university at the time of the expansion, data collection came from several documental sources and also from a questionnaire, the observation of the workplaces and an autobiographical semi-structured interview. Out of 1,427 professors who were the effective faculty of the Federal University of São Paulo (Unifesp) in July, 2014, the questionnaire got responses from 339 agents from several social origins and, out of them, 31 professors from grass-roots background were interviewed, spread in five campuses and from different areas of knowledge. In order to locate socio-historically the space of confluence of the trajectories, the analysis starts with a history of institution, since it was established, by and for a portion of São Paulo ́s elite, as the São Paulo Medical School (EPM), up to the changes that turned it into a multi-campus university, as a result of the expansion aimed at democratizing its public. Next, two chapters are dedicated to exposing the most remarkable aspects in the trajectories. The analysis reveals nine (9) outstanding social constraints: i- influence of the family schooling level in the forms of adherence to the schooling game; ii- access to different opportunities of education; iii- relation between the material limitations occurring during basic education and the precarious strategies of building up cultural capital; iv- implication of the basic education in the choice of higher education to be pursued; v- need of material resources to achieve a university degree; vi- academic conviviality as an impeller to education and career; vii- getting a scholarship as a Post- Doctoral intern; viii- expansion of the federal universities; ix- specific configurations of the areas of knowledge as a guide of the ways of work. Conclusion was that the social constraints directly associated with the class origin do not thoroughly justify the routes taken, the choices and investments made in the career; however, they outline the horizon of possibilities and play a role onto the structuring of the schemes of perception, evaluation, thinking and action of each agent, fulfilling a decisive function in defining the professional destiny and development. Therefore, such constraints cannot be ignored when one discusses the expansion or democratization of the access to Higher Education, mainly concerning the importance of student assistance as a policy to retain poor students and make them achieve schooling longevity. |
Palavras-chave: | Expansão universitária, Escolarização, Carreira docente, Trajetória formativa,Trajetória profissional, Professores de ensino superior University expansion, Schooling game, Teaching Career, Formative trajectory, Professional trajectory, Unifesp |
CNPq: | Educação |
Editor: | Universidade de São Paulo |
Titulação: | Doutor em Educação |
Citação: | COSTA, Patrícia Claudia da. Das escol(h)as possíveis à carreira do Magistério Superior Federal: condicionantes sociais das trajetórias de docentes oriundos de famílias pobres e sem tradição de longevidade escolar. 2017, 301 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://locus.ufv.br//handle/123456789/26266 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações - Externas |
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