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Tipo: Tese
Título: Família e Educação: um estudo do desenvolvimento local da Zona da Mata Mineira
Family and Education: a study of the local development of the Zona da Mata Mineira
Autor(es): Olher, Bruno Silva
Abstract: Esta tese está dividida em um capítulo introdutório e outros três capítulos que visam examinar a situação da Zona da Mata de Minas Gerais, considerando-se dois objetivos: o primeiro apresenta a construção metodológica e o aporte teórico que sustenta a tese, bem como os objetivos e problemas que fomentaram a construção desta pesquisa. O segundo capítulo traz a revisão sistemática dos investimentos e gastos em educação e sua influência no desenvolvimento societário, baseando-se em uma análise de teses e dissertações registradas na Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações dos principais Programas de Pós-Graduação das Universidades Brasileiras, entre 2000 e 2018. Aborda-se o tema por meio de breve análise da metodologia, teoria e resultados alcançados em todos os trabalhos pesquisados. A revisão sistemática ancorou-se em seis dimensões (abordagem metodológica, tipos de pesquisa, métodos de coleta e análise dos dados, autores que mais produzem na área e referências mais utilizadas), cujos resultados apontam quanto este tema ainda é incipiente nas pesquisas de pós- graduação. Desse modo, é imprescindível que seja dada maior atenção sobre o tema investimento/gasto em educação, visto ser uma realidade enfrentada por todos os municípios, exigindo maiores conhecimentos que possam subsidiar os gestores públicos, para maior responsabilidade com os cidadãos. O terceiro capítulo retrata o Índice de Desenvolvimento da Família (IDF), analisando-se a situação de pobreza das famílias das cidades de médio porte da Zona da Mata de Minas Gerais, sob a perspectiva multidimensional, nos anos 1980, 1991, 2000 e 2010. Para alcançar os resultados, foi adaptada a metodologia proposta por Barros, Carvalho e Franco (2003), com base nos microdados dos Censos Demográficos. Em síntese, o índice de Desenvolvimento das Famílias (IDF) das cidades de Cataguases, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Ubá e Viçosa, em suas seis dimensões, revelaram progresso no nível de bem-estar das famílias, com características particulares para cada município. Considera-se que a geração desse índice possibilita, de certa forma, auxiliar na elaboração de políticas públicas para reduzir as desigualdades sociais locais. No quarto, e último, capítulo, procurou-se lançar luz sobre a importância da educação no desenvolvimento da sociedade. Entretanto, indicadores sociais indicaram situações desfavoráveis, tendo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é dividido em três dimensões (longevidade, renda e educação) seu pior desempenho na educação, contexto agravado pelas diferenças socioeconômicas percebidas nos municípios da Zona da Mata mineira. Utilizaram-se o coeficiente de correlação de Pearson, para calcular se existe relação entre gasto educacional e elevação do IDH-M na variável educação; e a estatística descritiva e de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) dos 142 municípios da região, para classificá-los quanto ao nível de gasto em educação e ao crescimento do indicador relacionado à educação no período de 2000 a 2010. Foram coletados dados secundários sobre a arrecadação municipal e os gastos com educação, no Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS/FJP); sobre a população, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE); e sobre os índices municipais de desenvolvimento, coletados do Atlas do Desenvolvimento Humano dos municípios, elaborado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP). O resultado foi de certa forma angustiante, uma vez que os cálculos indicaram que não houve correlação entre gasto em educação e elevação do IDH. Entretanto, o desfecho da pesquisa corrobora outros estudos, que indicam que diversos fatores necessitam ser avaliados para se obter um resultado que realmente retrate com precisão essa realidade.
The thesis is divided in an introductory chapter and three other chapters, which aim to examine the situation of the Zona da Mata de Minas, considering two objectives: the first one presents the methodological construction and the theoretical support that support the thesis, besides presenting the objectives and the problems that fomented the construction of this research. The second chapter presents a systematic review of investments and expenditures on education and its influence on societal development, based on an analysis of theses and dissertations registered at the National Library of Theses and Dissertations, the main postgraduate programs of the Brazilian Universities, between 2000 and 2018. The subject is approached through a brief analysis of the methodology, theory and results achieved in all the researches. The systematic review was based on six dimensions (methodological approach, types of research, methods of data collection and analysis, authors that produce the most in the area, most used references), whose results point to the fact that this theme is still incipient in researches postgraduate studies. In this way, it is imperative that greater attention be paid to the issue of investment / spending on education, since it is a reality faced by all municipalities, requiring greater knowledge, which can subsidize public managers, for greater responsibility with citizens. The third chapter describes the Family Development Index (IDF), analyzing the poverty situation of the families of medium-sized cities in the Zona da Mata de Minas Gerais, under the multidimensional perspective, in the years 1980, 1991, 2000 and 2010, for the results were adapted to the methodology proposed by Barros, Carvalho and Franco (2003), based on the micro-data of the demographic census. In summary, the Cataguases, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Ubá and Viçosa cities, in their six dimensions, showed progress in the level of family welfare, with particular characteristics for each family. County. It is considered that the generation of this index makes it possible, in a way, to help in the elaboration of public policies aimed at reducing local social inequalities. It is considered that the generation of this index makes it possible, in a way, to help in the elaboration of public policies aimed at reducing local social inequalities. The fourth and final chapter of this thesis sought to shed light on the importance of education in the development of society. However, social indicators show unfavorable situations. The Human Development Index (IDH), which is divided into three dimensions (longevity, income and education), has its worst performance in education, a context aggravated by the socioeconomic differences perceived in the municipalities of the Zona da Mata de Minas Gerais. Pearson's correlation coefficient was used to calculate if there is a relationship between educational expenditure and elevation of the Municipal Human Development Index (IDH-M) in the education variable, we also used descriptive statistics and geographical information systems (SIG) in 142 municipalities in the Zona da Mata de Minas Gerais, to classify them as to the level of spending on education and growth in the indicator related to education in the period from 2000 to 2010. Secondary data on municipal collection and education expenditures were collected in the Minas Social Responsibility Index (IMRS / FJP); on population at the Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE); The municipal development indexes were collected in the Atlas of Human Development in the Municipalities developed in partnership by the United Nations Development Program (PNUD); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) and Fundação João Pinheiro (FJP). The result found was somewhat distressing, since the calculations showed that there was no correlation between spending on education and index elevation. Entertaining the outcome of this research corroborates with several others that indicate that there are several other factors that need to be evaluated for a conclusive result.
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico - Efeitos da educação - Zona da Mata (MG : Mesorregião)
Família - Condições econômicas - Zona da Mata (MG : Mesorregião)
Desenvolvimento social - Zona da Mata (MG : Mesorregião)
Educação - Zona da Mata (MG : Mesorregião)
CNPq: Economia Doméstica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Doutor em Economia Doméstica
Citação: OLHER, Bruno Silva. Família e Educação: um estudo do desenvolvimento local da Zona da Mata Mineira. 2018. 247 f. Tese (Doutorado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br//handle/123456789/25846
Data do documento: 30-Nov-2018
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