Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24633
Tipo: Artigo
Título: Repensando a educação brasileira: a inclusão social
Autor(es): Araújo, Wagner dos Reis Marques
Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira
Abstract: Neste volume da Revista Relações Sociais destacamos a projeção deste periódico em 2018, qual seja, sua inserção nos diferentes âmbitos acadêmicos de diferentes instituições universitárias da Europa, América Latina e da América do Norte, confirmada pela filiação de pesquisadores/as ao Comitê Editorial, bem como pela contribuição de autores/as de diferentes nacionalidades. Ao referenciar o papel da educação na formação do cidadão, Paulo Freire nos inspira ao apontar que o principal objetivo da educação é libertação do indivíduo, onde mulheres e homens apreendem a ler o mundo e a dizerem a própria palavra. Paulo Freire defendia que a palavra seria o instrumento, através do qual, mulheres e homens se tornariam sujeitos de sua própria história. Imbuídos. Palavra-ação que recria a percepção de mundo e transforma indivíduos em sujeitos protagonistas de sua própria história que, num processo dialético, buscam dar significado às suas ações e ao mundo material em constante processo de transformação. Inspirados nele, pautamos o compromisso deste periódico com uma educação libertadora e norteada pelos princípios humanistas. Em defesa de uma Educação inclusiva, plural e libertadora, pautamos, fazendo referência a Paulo Freire, que a educação não é um processo neutro.
Palavras-chave: Educação
Gênero
Trabalho
Educação
Apresentação
Education
Presentation
Gender
Work
Education
Editor: REVES- Revista Relações Sociais
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp000i-000v
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24633
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfartigo60,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.