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Tipo: Dissertação
Título: Da escola da capoeira para o jogo da vida: os saberes e os processos educativos vivenciados por seus praticantes
From capoeira school to the game of life: the knowledge and the educational processes experienced by its participants
Autor(es): Pereira, Ludimar Paulo
Abstract: A presente pesquisa investigou os processos educativos e a produção de saberes das inventivas redes de 3 grupos de Capoeira da cidade de Viçosa/ MG, partindo-se da premissa de que estas redes são produtoras de conhecimentos e currículos não institucionalizados. O maior ensejo desta pesquisa foi seguir as relações cotidianas que em meio aos regulamentos, às normas e às regras dos grupos, entrelaçavam outros mundos e outras formas de viver. Assim, a partir de reflexões embasadas na minha relação de mais de 20 anos com as Capoeiras como praticante/professor/pesquisador em diálogo com a teoria dos afetos de Spinoza, buscou-se uma análise da construção do grupo A da “academia Ginga Brasil” seguindo os diferentes modos de subjetivação dos praticantes capoeiristas que atravessaram o grupo. Por conseguinte, acompanhamos os fios desejantes com os quais os praticantes deste grupo se enredavam, sendo assim, tais redes nos indicaram a existência de vidas constituídas na pluralidade de universos que não se restringiam apenas ao aprendizado da Capoeira. Ainda seguindo a história e o contato deste grupo com outros processos grupais encontramos as dinâmicas que fabricavam ramificações que estabeleceram conexões e conflitos construídos nas relações com outros 2 grupos (B e C) da cidade e seus praticantes. Diante disto, ao acompanhar as conexões e as dinâmicas destes grupos “invisibilizados”, fomos levados às redes de relações dos grupos que fomentavam diversos conhecimentos que participavam da construção das subjetividades e dos modos como os praticantes “consumiam” e “usavam” as Capoeiras, afetando e engendrando também suas formas de viver.
The present research investigated the education processes and the knowledge production from the inventive networks of 3 groups of “Capoeira” in the municipality of Viçosa, state of Minas Gerais, Brazil, assuming that these networks are producers of knowledge and non- institutionalized curricula. The biggest intention of this research was to follow the daily relationships which through rules, regulations and group rules, interlaced other worlds and other ways to live. Thus, from the reflections based on my relationship with “Capoeira” for more than 20 years, not only as a practitioner but also as a teacher/instructor and researcher in a dialogue with the Spinoza Theory of Affects, we pursued a construction analysis of the group A from “academia Ginga Brasil” following the different ways of subjectivation of the practitioners of “capoeira” that crossed the group. Consequently, we followed the desirous threads with which the practitioners from this group entangled with. Thus, such networks indicated the existence of lives built on the diversity of universes that did not limit themselves only to the learning of “Capoeira”. Still following the history and the contact of this group with other group processes we found the dynamics that built ramifications which established connections and conflicts built in the relationships with 2 other groups (B and C) in the city and their practitioners. In the face of such situation, by monitoring the connections and dynamics of those groups seen as “invisibles”, we were taken to the networks of relationships from the groups that fomented a lot of knowledge and participated in the construction of subjectivities and ways which the practitioners “consumed” and “used” “Capoeira”, not only affecting but also engendering their ways to live.
Palavras-chave: Capoeira - Estudo e ensino
Capoeira - Aspectos sociais
Educação
Psicologia educacional
Dança na educação
CNPq: Psicologia Educacional
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: PEREIRA, Ludimar Paulo. Da escola da capoeira para o jogo da vida: os saberes e os processos educativos vivenciados por seus praticantes. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24537
Data do documento: 11-Jun-2018
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