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Tipo: Dissertação
Título: A aprendizagem do adulto em produções bibliográficas nacionais: contribuições para a formação de professores
Adult learning in national bibliographic productions: contributions to teacher training
Autor(es): Soares, Amanda Cibele
Abstract: Esta dissertação teve como objetivo principal analisar como a aprendizagem do jovem e adulto vem sendo abordada em produções acadêmicas do campo de formação de professores. Buscou-se investigar as especificidades da aprendizagem de pessoas adultas, particularmente as relativas ao adulto no contexto do Ensino Superior, no intuito de conhecer e compreender os pressupostos teóricos e conceituais que orientam a aprendizagem deste público, para, a partir deste conhecimento, buscar contribuições para o campo de formação de professores, que é constituído por indivíduos adultos. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo, para a produção dos dados, utilizados alguns recursos da pesquisa quantitativa. Adotamos como metodologia a Pesquisa Bibliográfica. Estabelecemos como fonte de consulta os bancos de dados da CAPES; SciELO; ANPEd; ENDIPE e CNFP, investigando pesquisas científicas produzidas do ano 2000 ao ano 2016. A partir das pesquisas selecionadas para compor nossa amostra investigativa, 35 pesquisas, identificamos que estas são orientadas teoricamente por quatro aportes teóricos principais: Teoria Sócio- Histórica; Epistemologia Genética; Teoria da Aprendizagem Experiencial; e Andragogia. Desenvolvemos a partir dessas quatro abordagens identificadas, o referencial teórico que fundamentou esta dissertação. As análises realizadas neste estudo nos apontaram que a temática da aprendizagem do adulto, de acordo com a amostra investigada, tem sido abordada em cinco contextos principais. São eles: Aprendizagem do Adulto no Ensino Superior; Aprendizagem com e sobre Tecnologias Digitais; Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente; Formação Inicial de Professores; e Formação Continuada de Professores. A partir dos quatro aportes teóricos principais observados em nossa amostra, foram identificadas 25 categorias conceituais mais acessadas em relação à aprendizagem do adulto. A partir destas categorias, extraímos contribuições das teorias da aprendizagem para o entendimento do aprendiz adulto e para o campo de formação de professores. Entre os principais achados desta pesquisa, destacamos a importância da experiência na aprendizagem do adulto, sendo esta a categoria teórica mais destacada entre as pesquisas analisadas. Também entre as principais categorias destacadas como influenciadoras da aprendizagem do adulto identificamos: a mediação; a interação social; e a metacognição. Acreditamos que as informações apresentadas neste estudo podem configurar-se em contribuições aos formadores de professores, em contextos de formação inicial e continuada, para auxiliá-los a entender, explicar, planificar e desenvolver ações com foco no aprendiz adulto. Através deste estudo foi possível observar como a aprendizagem é um tema amplo e complexo, e que a aprendizagem na idade adulta ainda suscita muitas indagações, sendo um campo que se apresenta pouco explorado.
The main point of this thesis was to analyse how the youth and adult learning has been approached in academic productions of the field of teacher training. The aim was to investigate the specificities of adult learning, particularly those related to adults in the context of Higher Education, in order to know and understand the theoretical and conceptual assumptions that guide the learning of this public, to seek contributions from this knowledge to the field of teacher training, which is made up of adult individuals. For that purpose, we developed a qualitative research in which some resources of the quantitative research were used for the production of the data. We adopted the bibliographic research as methodology. We have established the database of CAPES; SciELO; ANPEd ; ENDIPE and CNFP as reference source, investigating scientific research produced from the year 2000 to 2016. From the research selected to compose our research sample (35 researches), we identified that these are theoretically oriented by four main theoretical contributions: Socio-Historical Theory; Genetic Epistemology; Theory of Experiential Learning; and Andragogy. From these four identified approaches, we have developed the theoretical framework that underlies this thesis. The analyzes carried out in this study pointed out that the adult learning theme, according to the sample investigated, has been approached in five main contexts. They are: Adult learning in universities; learning about digital Technologies; professional development in learning and teaching; Initial Teacher Training; and Continuing Teacher Training. From the four main theoretical contributions observed in our sample, we identified the 25 most accessed conceptual categories related to adult learning. From these categories, we extract the theories of learning contributions to the understanding of the adult learner and the field of teacher training. Among the main findings of this research, we highlight the importance of adult learning experience, which is the most important theoretical category among the analyzed studies. Also among the main categories highlighted as adult learning influencers, we identified: mediation; social interaction; and metacognition. We believe that the information presented in this study may be useful to teacher trainers, in initial and continuing training contexts, to help them understand, explain, plan and develop actions focused on the adult learner.Through this study it was possible to observe how learning is a broad and complex subject, and that learning in adulthood still raises many questions, being a field that remains little explored.
Palavras-chave: Aprendizagem de adultos
Educação de jovens e adultos
Pesquisa bibliográfica
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: SOARES, Amanda Cibele. A aprendizagem do adulto em produções bibliográficas nacionais: contribuições para a formação de professores. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24523
Data do documento: 23-Mai-2018
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