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Tipo: Dissertação
Título: Realidades produzidas nos cotidianos de uma república estudantil feminina
Realities produced in the daily life of a female student hall
Autor(es): Araújo, Ludmilla Carneiro
Abstract: As repúblicas estudantis são espaços relacionais que vitalizam o cotidiano de muitas cidades universitárias, especialmente a cidade de Viçosa. Esta, desde a criação da Universidade Federal de Viçosa (então Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais – ESAV) na década de 1920, traz consigo um movimento de abrigar discentes em um sistema de moradia compartilhada que ganhou o nome de “república”. Este trabalho, portanto, teve como objetivo seguir e mapear algumas produções de realidades tecidas em uma república feminina da cidade de Viçosa/Minas Gerais, composta por estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vindas de diferentes partes do Brasil. A partir das considerações de Guattari, Rolnik (2010), Elias (1992) e Spinoza (2009), sustentei nesta investigação que as realidades são antes de tudo dimensões relacionais, sendo produzidas na dinâmica plural dos encontros e das produções de subjetividade. Para seguir tais realidades produzidas, apoiei-me na construção de narrativas a partir dos afetos que emergiram das cenas que me afetaram quando do meu habitar, pelo período de um mês, uma república feminina que apoiava festas estudantis. Nesse sentido, realizei uma pesquisa de intenção cartográfica, construindo narrativas por meio das conexões que iam se tramando no cotidiano desta república, das histórias contadas pelas moradoras, dos momentos que passamos juntas e das festas que participamos. Para isso segui as tramas relacionais tecidas em meu conviver e fiz uso do caderno de campo para registro das narrativas. Seguindo as conexões relacionais ativadas no viver cotidiano da/na república, vi sustentada a minha hipótese de que tanto na república quanto nas festas por ela apoiadas/organizadas acontecem produções de conhecimentos, de currículos praticados no convívio que interferem para a formação dessas estudantes. São conhecimentos que surgem no construir diário das relações, onde questões sobre sexualidade, prazer, organização do convívio, exercício de limites, consideração pela diferença que a presença do outro exerce nos espaços de partilha..., tudo isso surge como fatores que compõem experiências existenciais. As cenas que emergiram no convívio na república e nas festas também me levaram a discussões sobre moral, ética, religião, construções de gênero, feminilidades, currículos, amizade, cooperação, diferença, dentre outros. Contudo, não pretendi totalizar e/ou esgotar as discussões, apenas indicar possíveis caminhos argumentativos no seguir os fios de afetos que me ativaram. Acredito que muitas outras trajetórias argumentativas poderiam e ainda podem ser feitas envolvendo outros elementos que fluam a partir dos encontros.
The student halls are relational spaces that vitalize the daily life of several university towns, especially the city of Viçosa, State of Minas Gerais, Brazil. Since the creation of the Federal University of Viçosa (School of Agriculture and Veterinary Science of the State of Minas Gerais - ESAV) in the 1920s, there is a movement in the city to host students in a system of shared houses that has become known as ‘republics’. This study, therefore, aimed to track and map some productions of realities structured in a female student hall in the city of Viçosa/Minas Gerais, composed of students of the Federal University of Viçosa (UFV) from different regions of Brazil. From the considerations of Guattari, Rolnik (2010), Elias (1992) and Spinoza (2009), I supported in this investigation the idea of the realities are first relational dimensions, being produced in the plural dynamic of meetings and productions of subjectivity. In order to track the realities produced, I supported in the construction of narratives from the moments that emerged of the scenes that affected me when I lived, during the period of a month, in a female republic that supported student parties. In this sense, I carried out a research of cartographic intention, constructing narratives by means of the links that was forming during the daily life of the republic, the stories told by the residents, the moments we spent together and the parties that we participated. For this, I followed the relational networks structured in my interaction and made use of field notebook for record of the narratives. Following the relational connections activated in the daily living-together of the republic, I have supported my hypothesis that both in the republic and in the parties supported/organized by them occur the production of knowledges, of practiced curriculum in these interactions that interfere for the education of these students. Those knowledges appear in the daily structuring of interactions, where questions about sexuality, pleasure, organization of the coexistence, exercise of limits, consideration for the difference that the presence of the other individual exert in the spaces of sharing..., all this appears as factors that composes existential experiences. The scenes that emerged in the interactions at the republic and at the parties also led us to discussions about morality, ethics, religion, gender constructions, femininity, curricula, friendship, cooperation, difference, among others. However, I did not intend to totalize and/or exhaust the discussions, only indicate possible argumentative paths in the threads of affection that activated me. I believe that many other argumentative trajectories could and still can be done involving other elements that flow from these meetings.
Palavras-chave: Universidade Federal de Viçosa - Habitação de estudante
Convivência
Estudantes universitários - Atividades
Festas
Qualidade de vida
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: ARAÚJO, Ludmilla Carneiro. Realidades produzidas nos cotidianos de uma república estudantil feminina. 2018. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24516
Data do documento: 27-Ago-2018
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