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Tipo: Dissertação
Título: O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE): novas perspectivas de avaliação em Minas Gerais?
The Evaluation System and Public Education Equity of Minas Gerais (SIMAVE): new perspectives on evaluation in Minas Gerais?
Autor(es): Brasiel, Matheus Enrique da Cunha Pimenta
Abstract: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa quanti-qualitativa desenvolvida no mestrado em Educação da Universidade Federal de Viçosa. O trabalho aborda um tema que vem crescendo nos debates educacionais: as avaliações externas em larga escala, empreendidas pelo Estado para aferir os dados sobre a qualidade do ensino das escolas. Apresentamos uma descrição das principais mudanças ocorridas, a partir de 2015, no Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Básica (SIMAVE), objeto de análise desta pesquisa, e também os resultados de um estudo realizado com escolas públicas da microrregião de Ubá – MG. Propomo-nos a coletar os resultados referentes à avaliação do SIMAVE/Proeb tanto de Matemática quanto de Língua Portuguesa, dos anos de 2014 e 2016, das escolas públicas da microrregião de Ubá – MG. A coleta dos dados desses dois anos se justifica pela possibilidade de comparar os resultados do antigo e do novo Simave aplicados a etapa do 5o ano do Ensino Fundamental, uma vez que somente em 2016 ocorreu a avaliação do Proeb direcionada para este nível de escolaridade. Foram coletados e analisados dados das 84 escolas que oferecem os anos iniciais do Ensino Fundamental, inseridas no contexto das 17 cidades da microrregião em questão. Os dados quantitativos foram coletados no site oficial da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Ao final da coleta dos dados, selecionamos duas escolas (uma que apresentou aumento, e outra que apresentou redução nos resultados de Língua Portuguesa e Matemática do novo Simave) para uma pesquisa in loco. Desse modo, esta pesquisa foi realizada empregando as seguintes etapas de operacionalização: pesquisa bibliográfica e documental; seleção dos participantes; elaboração dos dados qualitativos a partir das entrevistas com os participantes da pesquisa; coleta de dados quantitativos das escolas da microrregião de Ubá participantes do Simave; análise quanti-qualitativa dos resultados iniciais do Simave e análise descritiva e qualitativa dos dados produzidos no trabalho. De modo geral, a microrregião de Ubá apresentou um pequeno aumento nos resultados de Língua Portuguesa e uma queda nos resultados gerais de Matemática do antigo para o novo Simave. Também compreendemos que a maneira de se pensar a avaliação deste novo grupo gestor responsável pela educação pública de Minas Gerais é diferente da forma pensada pelo grupo anterior. Portanto, compreendemos que, ainda que estas mudanças estejam no campo do discurso, Minas Gerais, atualmente, possui um modelo de avaliação menos competitivo e mais equitativo.
This Master’s thesis presents the results of a quantitative and qualitative research developed for the master’s in education of Federal University of Viçosa. This work addresses a theme that is being highly debated among the educational field: the large scale external evaluations undertaken by the State to assess the data about education’s quality in schools. We present a description of the main changes that have occurred since 2015 in the Evaluation System and Public Education Equity of Minas Gerais (SIMAVE), object of this research, and the results of a study carried out in the microregion of Ubá-MG. We propose to collect the SIMAVE/Proeb evaluation results of Mathematics and Portuguese from 2014 and 2016 of the public schools of the microregion of Ubá-MG. These data made possible to compare the results of the old and the new SIMAVE applied to the 5 th year of elementary school, as the Proeb evaluation directed for this grade only occurred in 2016. The data collection and analysis were carried out with the 84 schools that offer the firsts grades of elementary school around the 17 cities that are part of the analyzed microregion. The quantitative data were collected from Education State Office of Minas Gerais (SEE/MG) official website. By the end of the data collection, we selected two schools (one that increased and another that decreased in the new SIMAVE results of Mathematics and Portuguese) to make a in loco research. Thereby, this research was taken with these methods: documental and bibliographical research; participants’ selection; qualitative data elaboration by interviewing the participants; quantitative data collection of the SIMAVE participants schools from Ubá microregion; quanti-qualitative analysis of SIMAVE’s initial results and a descriptive and qualitative analysis of the output data on this work. Generally, Ubá’s microregion presented a slightly increase in Portuguese results and a decrease in Mathematics general results comparing the old and the new SIMAVE. Also, we understand that public education is thought differently by the current management group than it was by the previous one. Thus, we understand that, although these changes are still just in talk, Minas Gerais currently has a more competitive and equitable evaluation model.
Palavras-chave: Escolas públicas - Avaliação - Minas Gerais
Educação e Estado
Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública
Avaliação educacional - Minas Gerais
CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: BRASIEL, Matheus Enrique da Cunha Pimenta. O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE): novas perspectivas de avaliação em Minas Gerais?. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24514
Data do documento: 6-Jul-2018
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