Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24379
Tipo: Dissertação
Título: Os currículos praticadospensados da educação de jovens e adultos em Viçosa – MG: um olhar a partir do plano decenal municipal de educação
The practiced-thought curricula of youth and adult education in Viçosa - MG: a view from the municipal decennial plan of education
Autor(es): Souza, Thaís de Sousa e
Abstract: A presente pesquisa tem como temática central o estudo do currículo das escolas municipais de Viçosa-MG que atuam com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) à luz do Plano Decenal Municipal de Educação. A proposta do estudo foi de mapear os documentos que normatizam essas escolas, problematizando os aspectos curriculares neles propostos, e relacionando com os currículos praticadospensados cotidianamente. Para isso, foi realizada uma análise do currículo prescrito nos documentos que regem a EJA no município de Viçosa, a saber: Plano Decenal Municipal de Educação, Regimentos Escolares e Projetos Políticos Pedagógicos; também foi realizada uma observação das salas de aula com o intuito de conhecer o currículo praticadopensado nos cotidianos escolares e, posteriormente, foi construída uma problematização do currículo prescrito e do currículo praticadopensado nas escolas e seus deslizamentos na sala de aula. Essa dissertação tem caráter qualitativo e foi elaborada por meio de estudos realizados a partir das obras de Inês Oliveira Barbosa, Michel de Certeau e Tomaz Tadeu da Silva, principalmente. Para sua execução, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental do Plano Decenal Municipal de Educação de Viçosa, do Regimento Escolar e do Projeto Político Pedagógico das escolas municipais de Viçosa que oferecem EJA; observação do cotidiano e realização de entrevista com os gestores dessas escolas, com o intuito de analisar a organização destas instituições a partir da concepção destes profissionais sobre o que vem a ser currículo, em consonância com o Plano Decenal Municipal de Educação. Como resultado da pesquisa, constatou-se que os documentos Regimentais e os PPP’s das escolas pesquisadas foram revisados antes do PMEV ser aprovado. Portanto, no que diz respeito à EJA, os documentos estão desatualizados.
The present work focuses on the curricula of the municipal schools of Viçosa-MG for Youth and Adult Education (EJA), under the Ten-Year Municipal Education Plan. The proposal of this study was to map the documents containing the guidelines for these schools, discuss their curricular aspects and relate them to the curricula practiced- thought in daily life. For such, it was conducted an analysis of the curriculum prescribed in the documents that govern EJA modality in the municipality of Viçosa, namely: Municipal Decennial Plan of Education, School Regiments and Political Pedagogical Projects (PPPs). Classroom observation was also carried out with the purpose of understanding the curriculum practiced-thought in the daily school life. This is a qualitative dissertation conducted by means of studies mainly based on the works of Inês Oliveira Barbosa, Michel de Certeau and Tomaz Tadeu da Silva. In order to carry it out, both the curriculum prescribed and the curriculum practiced-thought in schools were throroughly analyzed, as well as their impact on classroom. A qualitative research was developed in this study, supported by the following methodological procedures: documentary research of the Viçosa Municipal Decennial Education Plan, analysis of the School Regiment and the Political Pedagogical Project of the municipal schools of Viçosa that offer EJA modality; observation of the daily life and an interview with the managers of these schools, aiming to analyze the organization of these institutions based on these professionals' concept of curriculum, in compliance with the Municipal Decennial Plan of Education. The research demonstrated that the regiments and PPP’s of the schools under study were revised before the approval of the PMEV. Therefore, the documents are outdated in relation to EJA education.
Palavras-chave: Currículos - Viçosa (MG)
Educação de jovens e adultos
Sistemas de ensino
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: SOUZA, Thaís de Sousa. Os currículos praticadospensados da educação de jovens e adultos em Viçosa – MG: um olhar a partir do plano decenal municipal de educação. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24379
Data do documento: 11-Abr-2017
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.