Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24340
Tipo: Dissertação
Título: Do Império à República: história e educação no município de Ubá-MG (1831-1930)
From the Empire to the Republic: historie and education in the municipality of Ubá – State of Minas Gerais (1831-1930)
Autor(es): Pereira, Roberta Geraldo
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo geral conhecer as ações educacionais adotados no município de Ubá-MG durante o período de 1831 a 1930. A escolha por essa temática ocorreu devido à falta de estudos sobre a história da educação desse município e da necessidade de conhecer sua história a partir de uma dimensão regional e local, que utiliza o município como unidade de observação e análise histórica. A escolha pelo ano de 1831 como marco inicial da pesquisa ocorreu em razão desse ser o ano em que foi criada a primeira instituição escolar pública no território que posteriormente se configurou o município de Ubá. Já a demarcação do ano de 1930 como o limite da pesquisa ocorreu em razão da chamada Revolução de 1930, que traz uma repactuação das atribuições educativas entre os municípios, estados e governo nacional, marcando assim um novo tempo para a instrução pública. A fim de alcançar o objetivo proposto para esta pesquisa, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa documental. Esta última foi realizada no Arquivo Público Mineiro, situado na cidade de Belo Horizonte, e no Arquivo Histórico da Cidade de Ubá. As fontes primárias utilizadas foram: livros de matrícula dos professores estaduais de Minas Gerais; registros de mapas da instrução primária de Minas Gerais; registros de nomeação de professores estaduais de Minas Gerais; correspondências referentes à instrução pública; livros de leis municipais de Ubá; folha de pagamento dos professores municipais; e orçamentos municipal e distritais. Na pesquisa, foi utilizado o método da triangulação de dados, assim como as abordagens qualitativas e quantitativas. O estudo demonstrou que a instrução pública em Ubá passou por diversas transformações no decorrer dos anos de 1831 a 1930. Todavia, algumas características permaneceram durante todo o período analisado. Verificou-se que o contexto nacional e, principalmente, o mineiro tiveram influência sobre a realidade de Ubá, porém, eles não a determinaram. A educação escolar no município de Ubá foi construída a partir das interpretações que os sujeitos tiveram sobre as normas vigentes na época, pelas possibilidades que a eles foram concedidas e pelos seus interesses.
The present work aims at general knowing the educational actions adopted in Ubá, Minas Gerais, during the period 1831 to 1930. The choice for this issue due to the lack of studies on the history of education of this municipality and the need-to-know its history from a local/ regional dimension which uses the city as a unit of observation and historical analysis. The choice for the year 1831 as starting point of the research occurred by reason of this being the year in which was established the first public school institution in the territory which later set up the municipality of Ubá. And the demarcation of the year 1930 as the limit of the research occurred by reason of the revolution of 1930, that brings a repricing of educational assignments between the municipalities, States and the national Government, marking a new era for public education. In order to achieve the proposed objective for this research were conducted a literature search and a documentary research. This last was held in the Public Mineiros File, situated in the city of Belo Horizonte, and the historical archives of the city of Ubá. The primary sources used were: State Teachers registration books of Minas Gerais; records of maps of basic education of Minas Gerais; records of appointment of teachers in the State of Minas Gerais; correspondence relating to public instruction; books of byelaws of Ubá; municipal teachers payroll; and municipal and district budgets. It was used the method of triangulation of data, as well as the qualitative and quantitative approaches. The study showed that the public statement in Ubá underwent for several transformations over the years of 1831 to the 1930. However, some features remained throughout all the analysis period. It was noticed that the national context and, mainly, the Mineiro had influence on the reality of Ubá, however, they haven't determined it. School education in the municipality of Ubá was constructed from the interpretation that the people had on the regulations in force at the time, the possibilities that they were granted and for their interests.
Palavras-chave: Educação - História - Ubá (MG)
CNPq: História da Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: PEREIRA, Roberta Geraldo. Do Império à República: história e educação no município de Ubá-MG (1831-1930). 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24340
Data do documento: 6-Out-2017
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.