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Tipo: Dissertação
Título: Vivenciando espaços de formação democrática: uma experiência em uma escola estadual de Viçosa - MG
Experiencing spaces of democratic formation: an experience in a public school in Viçosa Minas Gerais
Autor(es): Oliveira, Patricia Ramira de
Abstract: A presente pesquisa fundamentou-se em compreender as colaborações de espaços democráticos na formação de subjetividades democráticas, sendo estes construídos no ambiente escolar. Isto é, primeiramente, buscou-se perceber como estudantes entendem a noção da democracia e como a reconhecem no âmbito escolar. Ademais, promoveu-se espaços democráticos a fim de perceber como esta noção emerge e/ou se amplia, ou não. Para tal, foram realizadas entrevistas com discentes voluntários do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Viçosa a fim de obter-se uma compreensão inicial, bem como reunir palavras-chave que caracterizam suas concepções. Estas palavras-chave orientaram os momentos de discussão que, à luz dos preceitos do círculo epistemológico, foram discutidas e ressignificadas pelos estudantes. Para o desenvolvimento desta dissertação, de caráter qualitativo, foi estabelecido uma parceria junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa com o intuito de favorecer a aproximação ao ambiente escolar sem que houvesse grande estranhamento e/ou sobrecarga no âmbito escolar à medida que fosse desenvolvido o trabalho, além de buscar potencializar experiências que já estavam sendo desenvolvidas. A concepção de democracia das estudantes apresenta-se de forma segmentada, uma vez que, embora consigam apontar aspectos democráticos no cotidiano da escola ou em geral, não conseguem estabelecer uma definição.
This research was based on understanding the collaborations of democratic spaces in the formation of democratic subjectivities, being these constructed in school. Firstly, sought to understand how is the students perception of democracy and how they recognize it in the school. In addition, democratic spaces have been promoted in order to understand how this notion emerges and / or widens, or not. Voluntaries students of the second year in a public school of Viçosa, Minas Gerais, were interviewed, to obtain an initial understanding. They offered keywords to show their conception of democracy. These keywords guided the discussion that, in line of the precepts of the epistemological circle, were discussed and resized by the students. For the development of this qualitative dissertation, a partnership was established with the Institutional Scholarship Program for the Teaching of the Course of Social Sciences of the Federal University of Viçosa with the aim of favoring the approach to the school environment without any great strangeness and / or overload in the school environment as the work was developed, in addition to seeking to enhance experiences that were already being developed. The conception of democracy of the students presents itself in a segmented way, since, although they are able to point out democratic aspects in the daily life of the school or in general, they can’t establish a definition.
Palavras-chave: Educação
Ambiente escolar
Democracia e educação
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: OLIVEIRA, Patricia Ramira de. Vivenciando espaços de formação democrática: uma experiência em uma escola estadual de Viçosa - MG. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24322
Data do documento: 6-Set-2017
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