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Tipo: Dissertação
Título: Narrar, fabricar, inventar: composições entre narrativas cinematográficas e narrativas de vida
Narrate, manufacture, create: compositions between narratives and cinematic narratives of life
Autor(es): Amorim, Graziele Corrêa
Abstract: O presente estudo teve como objetivo acompanhar diferentes modos de aprender|pensar acionados na relação com narrativas cinematográficas. Dessa forma, no ano de 2016 convidamos estudantes calouros da Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa-MG, campus Viçosa, para participarem de sete encontros onde foram exibidos diferentes filmes, seguidos de discussões. Esses encontros tiveram lugar, durante sete semanas consecutivas, no Centro de Ensino e Extensão (CEE) da UFV, tendo a duração de 3 horas cada um. Os filmes selecionados envolviam temas diversos, a maioria deles privilegiando questões referentes à relação ensino-aprendizagem. Buscamos, nesse sentido, acompanhar os afetos tramados na relação entre as narrativas de vida dos estudantes e as narrativas apresentadas nos filmes, a fim de problematizar a respeito dos modos como as narrativas cinematográficas poderiam influenciar na (re)invenção das histórias enoveladas nas existências dos estudantes pesquisados. Para isso, realizamos uma pesquisa participante de intenção cartográfica, seguindo as narrativas que se construíam nos encontros a partir das dinâmicas utilizadas para ativá-las. Dessa forma, nos encontros utilizamos de diário de campo, registro fotográfico, práticas de dinâmica de grupo envolvendo construção de desenhos e colagens, nesses encontros foi utilizado como métodos diário de campo e fotografias. Com isso, colocamos em discussão e questionamos temas como educação, cinema, angústias, amizades, novidades, estranhamentos, alegrias e tristezas, dentre outros, problematizando os afetos ativados entre as narrativas cinematográficas e as narrativas de vida dos participantes. Em termos de conclusão, podemos considerar que as narrativas envolvem antes de tudo a consideração de que a realidade é uma experiência “ficcionada”, sendo que as circunstâncias da vida podem ser reconfiguradas em seu sentido, interferindo em maneiras outras de praticar a si mesmo e a própria vida. Nesse sentido, as narrativas cinematográficas têm a capacidade de apresentar outros campos de sentido àqueles que as acompanham, podendo interferir nas realidades até então estáveis de seus espectadores e oportunizar outras maneiras de pensar e, quem sabe, de viver.
The present study had as objective to accompany different methods of learning/thinking triggered in connection with the cinematographic narratives. Thus, in the year of 2016 we invited freshmen of Pedagogy from Federal University of Viçosa-MG, Viçosa campus, to participate in eight meetings where different movies were exhibited, followed by discussion. These meetings occurred, during eight consecutive weeks, in the Extension Education Center (EEC) of FUV, having a duration of 3 hours each. The selected movies involved several themes, the majority of them were privileged issues related to the teaching-learning relationship. We seek, in this sense, follow affections doomed in the relationship between the students' life narratives and narratives presented in the movies, in order to discuss the ways in which the cinematic narratives could influence the reinvention of the stories reeled in the stocks of the students surveyed. For this, we conducted a survey participant cartographic intent which people built in meetings from the dynamics used to activate them, that way, in the meetings we use field journal, photographic record, group dynamics involving construction drawings and collages, in those meetings was used as methods field journal and photographs. Thereby, we put in discussion and questioning topics such as education, cinema, anguish, friends, news, weirdness, joys, and sorrows, among others, questioning the affections between the cinematic narratives and enabled the life narratives of participants. In conclusion, we can consider that the narratives involve before all the consideration that reality is a "fictionalized" experience, and the circumstances of life can be reconfigured in your sense, interfering in other ways to practice yourself and own life. In this context, cinematic narratives have the ability to introduce other fields of meaning for those who accompany them, and may interfere in the realities hitherto stable your viewers and provide other ways of thinking and living.
Palavras-chave: Educação
Cinema
Narrativas pessoais
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: AMORIM, Graziele Corrêa. Narrar, fabricar, inventar: composições entre narrativas cinematográficas e narrativas de vida. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24318
Data do documento: 27-Nov-2017
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