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Tipo: Dissertação
Título: Aspectos do processo de socialização profissional de ex-pibidianas: o início da carreira docente e a influência dos estabelecimentos de ensino
Aspects of the professional socialization process of ex-pibidianas: the beginning of the teaching career and the influence of educational institutions
Autor(es): Campos, Ana Elisa Araújo Maia
Abstract: No presente trabalho tivemos por objetivo investigar a influência dos estabelecimentos de ensino e da história escolar e familiar no processo de socialização profissional de ex- pibidianas em início de carreira. Especificamente, buscamos descrever e analisar o processo de socialização profissional de ex-pibidianas, professoras em início de carreira, nos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar os atores do estabelecimento de ensino que influenciam e contribuem para a socialização das ex-pibidianas em início de carreira; levantar as expectativas, sentimentos, estratégias, táticas e dificuldades desse processo de socialização profissional nos estabelecimentos de ensino e compreender a influência do local de exercício da profissão no processo de socialização profissional docente e as aprendizagens desses profissionais nesse contexto. Para o desenvolvimento do estudo respaldamos em autores como: Berger e Luckmann (2014); Dubar (1997); Ferenc (2005); Gecas (1981); Lortie (1975); dentre outros. A estratégia metodológica adotada nesta pesquisa combina procedimentos de cunho quantitativo com instrumentos de caráter qualitativo. O universo amostral que compõe este trabalho são professoras, ex-pibidianas do curso de Pedagogia da UFV, que atuam no Ensino Fundamental e estão em início de carreira docente. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados 43 questionários, compostos por perguntas fechadas e abertas, explorando as características sociais, escolares e profissionais das professoras ex-pibidianas. Também foram realizadas 5 entrevistas semiestruturadas de cunho narrativo, com professoras selecionadas dentre aquelas que responderam ao questionário para aprofundamento dos temas tratados. Além dessas entrevistas, para melhor compreensão do objeto de estudo, nos valemos também, de observações (no contexto da escola). Percebemos que são inúmeros os desafios enfrentados pelos professores iniciantes tanto emocionais quanto os de precarização da profissão docente. Os dados desta pesquisa evidenciam que os diferentes tipos de estabelecimentos de ensino influenciam no processo de socialização profissional de formas distintas. Assim, acreditamos que esta temática merece estudos mais aprofundados, para que possamos produzir conhecimentos que favoreçam a criação de políticas públicas mais eficazes e condizentes com a realidade brasileira.
In the present work, we aim to investigate the influence of educational establishments and school and family history in the process of professional socialization of ex- pibidianas at the beginning of their careers. Specifically, we seek to describe and analyze the process of professional socialization of ex-pibidianas, teachers at the beginning of their careers, in the initial years of Primary Education; Identify the actors of the educational establishment that influence and contribute to the socialization of ex- pibidianas at the beginning of their careers; To raise the expectations, feelings, strategies, tactics and difficulties of this process of professional socialization in educational establishments and to understand the influence of the place of exercise of the profession in the professional socialization process and the learning of these professionals in that context. For the development of the study we support authors such as: Berger and Luckmann (2014); Dubar (1997); Ferenc (2005); Gecas (1981); Lortie (1975); among others. The methodological strategy adopted in this research combines quantitative procedures with qualitative instruments. The sample universe that composes this work are teachers, ex-pibidianas of the Pedagogy course of the UFV, who work in Elementary School and are in the beginning of a teaching career. As a data collection instrument, 43 questionnaires, composed of closed and open questions, were applied, exploring the social, school and professional characteristics of ex-pibidianas teachers. Five semi-structured narrative interviews were also conducted, with teachers selected from among those who answered the questionnaire to deepen the topics discussed. Besides these interviews, for a better understanding of the object of study, we also use observations (in the school context). We realize that there are innumerable challenges faced by beginning teachers, both emotional and those of precariousness of the teaching profession. The data of this research evidences that the different types of educational establishments influence the process of professional socialization in different ways. Thus, we believe that this theme deserves more in-depth studies, so that we can create a dialogue that favors the creation of public policies that are more effective and in keeping with the Brazilian reality.
Palavras-chave: Socialização profissional
Professores de ensino fundamental
Escolas de ensino fundamental
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: CAMPOS, Ana Elisa Araújo Maia. Aspectos do processo de socialização profissional de ex-pibidianas: o início da carreira docente e a influência dos estabelecimentos de ensino. 2016. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24276
Data do documento: 31-Out-2016
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