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Tipo: Dissertação
Título: Considerações sobre a história da alfabetização em Minas Gerais e a participação de Helena Antipoff
Considerations on literacy history in Minas Gerais and the participation of Helena Antipoff
Autor(es): Cruz, Renata Silva
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo caracterizar a história da educação em Minas Gerais, de modo específico o ensino da leitura e escrita (alfabetização), nas décadas de 1920 e 1930, período em que houve muitas transformações nos setores político, econômico, social e educacional e, investigar a atuação da educadora russa Helena Antipoff à frente do Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento, a fim de levantar as contribuições desta intelectual nas práticas de alfabetização nas escolas públicas mineiras. A análise partiu das orientações do programa da Reforma de 1927 e das diversas pesquisas implementadas pelo laboratório de psicologia. O programa trouxe em seu conteúdo a utilização do Método Global como método eficaz para alfabetização das crianças, e ao laboratório de psicologia, coube a aplicação de testes de medidas de inteligência e nível de maturidade para alfabetização com o intuito de se obter dados cognitivos, físicos e sociais dos alunos. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica e análise de documentos para contextualização histórica e leitura crítica dos fatos. Os resultados da investigação revelaram que este foi um período de investimento na formação dos professores por meio da Escola de Aperfeiçoamento e a psicologia era uma das ciências que fundamentavam esta formação. O trabalho no laboratório de psicologia inseriu as professoras-alunas em uma formação com bases cientificas que lhes permitiram realizar pesquisas e levantar dados da realidade das crianças mineiras dos grupos escolares da capital mineira. No entanto, o desafio de que este conhecimento chegasse aos demais estabelecimentos de ensino do estado limitou a divulgação e a prática dos novos métodos e técnicas de ensino.
This thesis aims to characterize the history of education in Minas Gerais, specifically the reading and writing education (literacy), in the 1920s and 1930s, during which there have been many changes in the political, economic, social and educational sectors, and to investigate the performance of the Russian educator Helena Antipoff ahead of Improvement School Psychology Laboratory in order to raise the contributions to this intellectual literacy practices in mining public schools. The analysis started from the 1927 reform program guidelines and the various research implemented by the psychology laboratory. The program brought in its content using the global method as an effective method for literacy of children, and the psychology laboratory fit the application of intelligence measures testing and maturity level for literacy in order to obtain cognitive data, and physical social students. The methodological procedures included literature review and analysis of documents for historical context and critical reading of the facts. The research results revealed that this was a period of investment in the training of teachers through the School Improvement and psychology was a science underpinning this training. The work in the psychology laboratory entered the students in teachers training with scientific bases that allow them to conduct research and raise reality of data mining of children from school groups in the state capital. However, the challenge that this knowledge came to the other state schools limited the dissemination and practice of new teaching methods and techniques.
Palavras-chave: História da educação - Minas Gerais
Antipoff, Helena
Alfabetização
Ensino
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: CRUZ, Renata Silva. Considerações sobre a história da alfabetização em Minas Gerais e a participação de Helena Antipoff. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24274
Data do documento: 23-Mai-2016
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