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Tipo: Dissertação
Título: O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na Universidade Federal de Viçosa - MG: impasses e perspectivas na visão do gestor
The national program school managers of basic education at the Universidade Federal de Viçosa - MG: impasses and perspectives in the manager's point of view
Autor(es): Souza, Valdirene Eliane Bailon de
Abstract: Esta dissertação objetivou analisar os principais impasses e perspectivas da formação continuada de Gestores Escolares, e ao mesmo tempo se essa formação a distância no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública (PNEGEB), contribuiu para a prática pedagógica desse profissional. Posto isso, o argumento central do estudo traz a importância do gestor escolar com as novas responsabilidades que chegam à escola principalmente quando as pesquisas apontam a atuação desse profissional como fator de qualidade para a Educação. Contudo, não se compreende ainda como esses gestores atenuam as dificuldades surgidas no cotidiano do trabalho e as enfrentam com mais segurança, por via da formação continuada. Para responder aos questionamentos da pesquisa adotou-se como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: análise teórico-bibliográfica; análise da matriz curricular e dos documentos oficiais do PNEGEB; análise de dez TCCs dos cursistas/gestores da Zona da Mata Mineira período (2013-2014) e, aplicação de cinco questionários aos gestores já egressos pelo programa. Cabe ressaltar que o estudo do Programa foi do período de (2005-2016), tendo um recorte mais sucinto apenas para análise dos TCCs e de informações do curso na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os resultados apontaram nos TCCs situações problemas importantes, onde fica explícito que a educação brasileira sofre com os mais diversos problemas e carências de origem socioeconômica e política. Assim, os temas trabalhados extrapolam as competências e possibilidades de solução imediata no âmbito da escola. Os resultados indicaram também que os gestores entenderam que essa formação e a prática reflexiva foram fundamentais para uma mudança e uma consequente melhoria da atuação profissional. Ademais, as análises mostraram que essa formação continuada foi relevante em sua essência diante da prática pedagógica dos gestores.
This work aimed to investigate the main problems and perspectives of School Managers’ continued education and also determine if the distance Education, in this case, the National Program School Managers of Public Basic Education (PNEGEB) contributed to the professional’s pedagogical practice. That being said, the research central argument highlights the importance of school management regarding the new responsibilities involving schools, especially because researches are pointing to this professional’s performance as a quality factor for Education. However, it is not, yet known how these managers mitigate the difficulties encountered in their daily work and face them in a more secure manner through continued education. To answer the research questions it is adopted as a methodological perspective the qualitative approach. The instruments used to achieve the purpose of the study were: theoretical and literature review; analysis of curriculum and official documents of PNEGEB; ten TCCs analysis of students/managers of the Zona da Mata Mineira during the period (2013-2014), besides the application of five questionnaire to the program’s graduate managers. It is noteworthy that the study of the program regards the period (2005-2016) with a more succinct cut only for TCCs’ analysis as well as course information regarding the Universidade Federal de Viçosa (UFV). The TCCs’ analysis showed relevant problems, where it is clear that the Brazilian education suffers from various problems and shortcomings of socioeconomic background and politics. Thus, the themes developed extrapolate skills and immediate solution possibilities in the school. The survey results indicated that managers understand that such training and reflective practice were fundamental for a change and a consequent improvement of professional performance. However, it is necessary, for a change to materialize effectively in the management practice, to have a change of the manager's position related to their own work. Moreover, the analysis showed that continued education was relevant in its essence on the managers’ pedagogical practice.
Palavras-chave: Escola - Administração e organização
Liderança educacional - Formação
Educação
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: SOUZA, Valdirene Eliane Bailon de. O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na Universidade Federal de Viçosa - MG: impasses e perspectivas na visão do gestor. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24271
Data do documento: 5-Jul-2016
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