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Tipo: Dissertação
Título: Percursos de formação de estudantes de licenciatura noturna na UFV: ENEM, SISU E evasão
Academic course of evening undergraduate students at UFV: ENEM, SISU and evasion
Autor(es): Rigo, Júlia da Silva
Abstract: Esta pesquisa procurou compreender e problematizar as trajetórias acadêmicas dos estudantes que ingressaram nas licenciaturas noturnas de ciências biológicas, física, matemática e química, criadas a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2012 na Universidade Federal de Viçosa (UFV).Na forma de um estudo com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa também analisou documentos oficiais do governo federal e da UFV e utilizou dados quantitativos referentes aos estudantes que ingressaram nas licenciaturas. O trabalho buscou conhecer e analisar as estratégias de investimento adotadas pelos estudantes, compreendendo: 1) os perfis social e escolar de entrada dos estudantes turma de 2012 nas licenciaturas noturnas; 2) as condições do acesso, mas principalmente as condições de permanência e os motivos do abandono daqueles que saíram do curso de origem, com foco no curso com maior índice de evasão. A investigação fez uso de conceitos como: habitus, ofício de estudante e trajetórias. As questões e os problemas de pesquisa foram analisados a partir de uma abordagem que envolveu as contribuições, da sociologia da educação de autores: Bourdieu (1999, 2004 e 2013) e Coulon (2008). Nesse desenho, foram adotados procedimentos metodológicos de caráter qualitativo e quantitativo, priorizando o uso de instrumentos de coleta de dados por meio do Registro Escolar da UFV, bem como entrevistas que favoreceram a construção das trajetórias acadêmicas. Entre os anos de 2014 e de 2015, foram localizados e entrevistados cinco estudantes da licenciatura noturna em Química da UFV.
As a qualitative approach study, this research has also analyzed official federal documents and UFV’s documents and has used quantitative data related to the students involved. This work has reached to know and to analyze the investment strategies acquired by students, involving: 1) the social and scholar profiles students involved had when beginning their degree courses; 2) the studies’ access conditions, but mainly the conditions related to permanence and the reasons for leaving, both related to their degree course, focusing on the course with the biggest evasion data. This investigation has used concepts such as: habitus, studying as a job and trajectory. The research’s questions and problems were analyzed from an approach based on the contributions of authors of education sociology, such as Bourdieu (1999, 2004 e 2013) e Coulon (2008). In this sense, qualitative and quantitative methodological procedures were adopted, prioritizing the School Registration (RE) at UFV as the main data collecting instrument, as well as interviews which benefited the academic trajectory’s construction. From 2014 to 2015, five students of the chemistry degree course were located and interviewed.
Palavras-chave: Estudantes universitários - Formação profissional
Ensino superior
Universidade Federal de Viçosa - Ingresso
Exame Nacional do Ensino Médio
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: RIGO, Júlia da Silva. Percursos de formação de estudantes de licenciatura noturna na UFV: ENEM, SISU e evasão. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24269
Data do documento: 4-Jul-2016
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