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Tipo: Dissertação
Título: Intensidades e conexões de um sujeito em sua trajetória na complexidade do movimento das Escolas Famílias Agrícolas
Intense experiences and connections of a subject in its trajectory in the complex Family Farm School (EFA) movement
Autor(es): Pacheco, Júlio César de Almeida
Abstract: Minha trajetória pelas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) trouxe consigo um conjunto de problematizações que compartilho aqui nessa dissertação. Da experiência de ser educador na EFA Puris de Araponga, passando pela Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (AMEFA), pela União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB), até o breve contato nas dimensões internacionais que compõem as redes das EFAs, me levam a sugerir que o movimento composto pela diversidade dos sujeitos envolvidos nessas redes é um Rizoma. O movimento social das Escolas Famílias Agrícolas é rizomático e, em suas dinâmicas, aproximam uma multiplicidade de sujeitos sociais, individuais ou coletivos, concepções pedagógicas e ideológicas, símbolos, projetos societários e de campo que urgem serem revisitados diante do contexto político, econômico e social atual. No jogo de forças que constroem esse movimento existem hoje propostas que se aproximam entre si e outras que se distanciam, evidenciando contradições e disputas que colocam as EFAs em um momento especial de sua história. Na diversidade desse rizoma, em suas relações, quem são as EFAs e que movimento social é por elas construído? Mais do que responder a essa pergunta, eu cartografo minhas dúvidas e apresento-as como problematizações sobre realidades possíveis por mim vivenciadas no rizoma que tal movimento é.
My trajectory for Agricultural Family Schools (EFAs) brought with it a set of problematizations I share here in this dissertation. From the experience of being an educator in EFA Puris, municipality of Araponga, passing through the Association of Agricultural Family Schools of Minas Gerais (AMEFA), and the National Union of Agricultural Family Schools Brazil (UNEFAB), to the brief contact in international dimensions that make up the networks of EFAs, lead me to suggest that the movement made by the diversity of the subjects involved in these networks is a rhizome. The social movement of Agricultural Family Schools is rhizome and its dynamics, near a variety of social subjects, individual or collective, educational and ideological concepts, symbols, corporate projects and field that urge be revisited before the current political, economic and social context. In the game of forces that build this movement there are now proposals that approach each other and others move away, revealing contradictions and disputes that place EFAs in a special moment in its history. The diversity of this rhizome, in their relationships, who are the EFAs and which social movement is built for them? Rather than answer that question, I cartographer my doubts and present them as problematizations about possible realities experienced by me in the rhizome that such a movement is.
Palavras-chave: Escolas rurais
Educação rural
Educação do campo
Movimentos sociais
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: PACHECO, Júlio César de Almeida. Intensidades e conexões de um sujeito em sua trajetória na complexidade do movimento das Escolas Famílias Agrícolas. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24229
Data do documento: 23-Mai-2016
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