Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24210
Tipo: Dissertação
Título: Tempos esquecidos, memórias recordáveis: histórias de um curso de formação para professores rurais
Forgotten times, cut-out memories: stories of a training course for teachers in rural areas
Autor(es): Silva, Roberta Aparecida da
Abstract: Essa pesquisa apresenta algumas histórias de um Centro de Treinamento para Professores rurais que existiu na Colônia Vaz de Melo, uma comunidade da zona rural na cidade de Viçosa, Minas Gerais. Este Centro oferecia um curso de formação, tendo como público alvo os professores leigos da zona rural. Funcionava em período integral e recebia, na sua maioria, professores que atuavam nas escolas primárias da zona rural da cidade de Viçosa e região. Antes da descrição desse Centro de Treinamento fizemos um estudo bibliográfico em relação à formação dos professores rurais, principalmente no Estado de Minas Gerais. Nos dois primeiros capítulos dessa dissertação, mapeamos a educação no meio rural, com ênfase na formação do professor rural, ressaltando especificidades do Estado de Minas Gerais. Discutindo as fragilidades em relação às políticas públicas voltadas para o homem do campo e o interesse de se investir na Educação rural. No terceiro capítulo buscamos apresentar aspectos relacionados aos cursos oferecidos no Centro de Treinamento para Professores rurais na comunidade da Colônia Vaz de Melo em Viçosa-MG, descrevendo o seu funcionamento, as disciplinas realizadas, os professores, funcionários, alunos, enfim, as especificidades e o cotidiano dessa instituição, de acordo com as vivências de cada sujeito entrevistado(a). Nossa principal metodologia foi a história oral, sendo as lembranças, documentos importantes e valiosos neste trabalho. No quarto e último capítulo abordamos as influências da educadora Helena Antipoff na formação dos professores rurais mineiros, e o seu envolvimento com o Centro de Treinamento em Viçosa- MG. Por meio de estudo bibliográfico, foi possível conhecer a trajetória pessoal e profissional traçada por Antipoff, e seu envolvimento e contribuição com a educação rural nesse estado. Por fim, concluímos que muitos desafios existem nos estudos que envolvem a zona rural, como a falta de documentação, identificada neste trabalho. Porém, isso nos levou a refletir que arquivar documentos de um curso para professores de zona rural, do interior de Minas Gerais em um período em que a falta de formação de professores era alarmante não se era interessante para o Estado. Esconder problemas referentes à educação, principalmente à Educação rural, tem sido a principal política do Estado mineiro.
This research shows some of the stories of a Training Center for Rural Teachers that existed in the Vaz de Melo Colony, a community of rural área in the city of Viçosa. Minas Gerais. This center offered a training course, having as public target the lay teachers of the rural área. This institution worked in full time and recieved mostly, teachers that worked in primary schools of the rural área of the city of Viçosa and region. Before we describe the daily of this Training Center, we made a bibliographical study about the rural teacher’s training, mainly in the Minas Gerais state. Thus, this thesis is composed by four independent chapters, but at the same time compelment. In the two first chapters, we mapped, the education in the rural áreas, with emphasis on the rural teacher’s training, highlighting specificities of Minas Gerais state. Discussing the weaknesses in relation to the public policies directed to the farmers and the interess in investing on the rural education. In the third chapter we seek to present some aspects related to the courses offered at the Training Center for Rural Teachers in the Vaz de Melo Colony in Viçosa, MG, describing its operation, the subjects perormed, the teachers, employees, students, umtimately, the specificities and the daily of this institution, according to the experiences of each subject interviewed. Our main methodology was the oral story, being the memories, important and valuable documents in this work. In the fourth and last chapter we approached the influences of the educator Helena Antipoff, in the mineiros rural training teachers and his involvement with the Training Center in Viçosa,MG. Through this bibliographical study it was possible to know the personal and professional background traced by Antipoff and her involvement and contribution for the rural education of this state. Lastly, we concluded that many of the challenges exists in the studies that involves the rural area, such as the lack of documentation identified in this thesis. However, this lead us to reflect that file the documents of a Teacher’ s Training Course of the rural área, of the countryside of Minas Geraes in a period that the lack of training teachers was alarming it was not interesting to the state. Hide problems referring to education,mainly the rural education,has been the main policy of the Mineiro state.
Palavras-chave: Escolas rurais
Professores - Formação - História
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: SILVA, Roberta Aparecida da. Tempos esquecidos, memórias recordáveis: histórias de um curso de formação para professores rurais. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24210
Data do documento: 20-Mai-2016
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.